Ponto e cruz: tem matemática no bordado? |
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Ministrante: Grupo PET Matemática/UFSCar |
Datas: 11/10 |
Resumo: A definir. |
Ponto e cruz: tem matemática no bordado? |
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Ministrante: Grupo PET Matemática/UFSCar |
Datas: 11/10 |
Resumo: A definir. |
Conectando a África e Matemática por meio de jogos e elementos culturais africanos. |
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Ministrante: Simone Maria de Moraes |
Datas: 09/10 |
Resumo: No intuito de propiciar a estudantes e professores de matemática material para a implementação da Lei. 10.639/03, no contexto do ensino de Matemática, propomos uma oficina conduzida com elementos culturais e jogos africanos, entrelaçando-os com a Matemática. Para isso vamos apresentar os símbolos adinkras, artefatos arqueológicos africanos e geometria sona, assim como, jogos africanos de diferentes categorias. Em seguida, passaremos à dinâmica com alguns esquemas que permitirão a cada equipe da oficina construir uma atividade de ensino de matemática com estes elementos. Ao final esperamos que os participantes se sintam motivados a conhecer outros elementos culturais e jogos originários do continente africano, para serem explorados em aulas de Matemática. |
Espectro do operador de Laplace em grupos de Lie: uma interação entre EDP e álgebra. |
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Ministrante: Marcus Antônio Mendonça Marrocos |
Datas: 08/10, 09/10 e 10/10 |
Resumo: A definir. |
Geometria olímpica com GeoGebra |
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Ministrante: Juan López Linares |
Datas: 08/10 |
Resumo: Com a oficina espera-se que os inscritos desenvolvam conhecimentos relacionados ao uso do software gratuito GeoGebra e que incrementem e aperfeiçoem seus conhecimentos na área de Geometria de Olimpíadas. Serão resolvidos problemas sobre potência de ponto relativo a circunferência e a transformação de inversão em duas dimensões. |
Dízimas periódicas e suas propriedades |
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Ministrante: João Carlos Vieira Sampaio |
Datas: 07/10 e 08/10 |
Resumo: Ao explorar dízimas periódicas surge a pergunta sobre como determinar o comprimento (número de dígitos) do período da dízima periódica sem que conheçamos quais são os dígitos da dízima. Isto é possível com o uso de congruências módulo m. Por exemplo, de um teorema de Gauss em Disquisitiones Arithmeticae, de 1801, a dízima periódica de fração geratriz 1/31 terá comprimento 15 porque 10^15 ≡ 1 (mod 31), e 15 é o primeiro inteiro positivo s tal que 10^s ≡ 1 (mod 31). Dentre outras propriedades de dízimas periódicas a serem divulgadas nesta palestra, temos o teorema de Etiénne Midy, que em 1835 demonstrou que considerando-se por exemplo 1/7 = 0,142857, temos 142 + 857 = 999, esta soma sendo um número descrito por uma fileira de noves, e que esta propriedade também é válida para todas as frações irredutíveis n/p, em que o denominador p é primo, p ≥ 7, e a dízima periódica correspondente se subdivide em dois blocos de mesmo comprimento. Em 2004 Brian Ginsberg chamou a atenção para o fato de que, considerando-se por exemplo a fração “unitária” 1/7 = 0;142857, temos 14 + 28 + 57 = 99, ainda um resultado descrito poruma fileira de noves, e que esta propriedade é válida para frações 1/p em que o denominador p é primo e o período da dízima pode ser subdividido em três blocos de comprimentos iguais. |
As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos.
Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática podem se matricular em qualquer uma constante no catálogo semestral de ACIEPEs, disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx.