Iniciação Científica CCM

Percepções de futuros professores que ensinam Matemática acerca de materiais manipuláveis na explicação de conceitos matemáticos.

Apresentadora: Júlia Sanches Barbosa
Graduação em Matemática da UFSCar

Data: 24/09
Horário: das 14:00 às 15:30 horas

Local: Saguão 
do DM

Resumo: Este projeto de pesquisa, vinculado à Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem como objetivo investigar a percepção de estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia acerca do uso de materiais manipuláveis no ensino de conceitos matemáticos.

A pesquisa busca compreender quais materiais foram mais utilizados ao longo da formação dos participantes, de que forma foram empregados e quais impactos tiveram na construção de saberes docentes.Fundamentado em estudos sobre recursos didáticos e práticas pedagógicas, o trabalho discute o papel dos materiais manipulativos na mediação do conhecimento matemático e suas implicações para a formação inicial de professores.

A metodologia adotada é de caráter qualitativo, com a coleta de dados realizada por meio de questionário aplicado a licenciandos dos dois cursos. Esta investigação pretende contribuir para o debate sobre a importância de recursos concretos na formação docente, bem como para a promoção de práticas mais significativas no ensino de Matemática.

© 2018 Graduação em Matemática - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos, SP - Brasil - 13565-905