Mestrandos

Bolsas de Estudo

Índice de Artigos

Bolsas de Estudo de Mestrado e Doutorado

• Os Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM dispõem de um número suficiente de bolsas de estudo para candidatos brasileiros e estrangeiros. São bolsas da CAPES e do CNPq.
  • Solicitações individuais de bolsas de Mestrado e Doutorado para candidatos brasileiros e estrangeiros poderão também ser dirigidas junto à FAPESP através de um orientador do PPGM.
  • Para candidatos brasileiros ou estrangeiros ao curso de Doutorado e que são docentes de Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil existe oportunidade de bolsa de doutorado através do:
  • Para candidatos estrangeiros ao mestrado ou doutorado existem também outras opções de bolsas disponíveis:
  • A duração máxima da bolsa é de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado. Observamos que a bolsa de doutorado da FAPESP tem duração máxima de 36 meses (clique aqui para mais detalhes). Destacamos que atualmente todos os alunos regulares do Mestrado e 48 alunos regulares do Doutorado possuem bolsa de estudos!
  • Candidatos que participaram do PICME e pretendem candidatar-se ao Curso de Mestrado no PPGM - UFSCar podem ter bolsa PICME - Mestrado da CAPES. Para isto tem que fazer sua Inscrição no Mestrado e ao mesmo tempo enviar e-mail ao Coordenador do PICME-UFSCar Prof. Dimas José Gonçalves (dimas@dm.ufscar.br) comunicando da sua candidatura ao Mestrado.

Clique nos links abaixo para inscrição no Mestrado ou Doutorado:
    Inscrição Mestrado
    Inscrição Doutorado

Bolsas de Estudo de Mestrado e Doutorado

• Os Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM dispõem de um número suficiente de bolsas de estudo para candidatos brasileiros e estrangeiros. São bolsas da CAPES e do CNPq.
  • Solicitações individuais de bolsas de Mestrado e Doutorado para candidatos brasileiros e estrangeiros poderão também ser dirigidas junto à FAPESP através de um orientador do PPGM.
  • A duração máxima da bolsa é de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado. Observamos que a bolsa de doutorado da FAPESP tem duração máxima de 36 meses (clique aqui para mais detalhes). Destacamos que atualmente todos os alunos regulares do Mestrado e 48 alunos regulares do Doutorado possuem bolsa de estudos!
  • Candidatos que participaram do PICME e pretendem candidatar-se ao Curso de Mestrado no PPGM - UFSCar podem ter bolsa PICME - Mestrado da CAPES. Para isto tem que fazer sua Inscrição no Mestrado e ao mesmo tempo enviar e-mail ao Coordenador do PICME-UFSCar Prof. Dimas José Gonçalves (dimas@dm.ufscar.br) comunicando da sua candidatura ao Mestrado.

Clique nos links abaixo para inscrição no Mestrado ou Doutorado:
    Inscrição Mestrado
    Inscrição Doutorado

Bolsas de Estudo de Pós-Doutorado

• O PPGM possui cinco bolsas da CAPES de pós-doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD. As áreas de pesquisa contempladas são Álgebra, Equações Diferenciais, Física Matemática, Geometria Diferencial, Singularidades e Topologia Algébrica. Estas bolsas de pós-doutorado são distribuídas através de chamadas divulgadas no site do PPGM. Clique aqui para ter acesso ao edital de seleção.
  • Solicitações individuais de bolsas de pós-doutorado poderão ser dirigidas às entidades de fomento CNPq e/ou FAPESP por um supervisor (dentro do corpo docente do PPGM) escolhido pelo candidato para desenvolver projeto de pesquisa no PPGM. O período e valores da bolsa varia de acordo com cada entidade de fomento. Os pedidos podem ser encaminhados pelo supervisor para as entidades de fomento em fluxo contínuo nas modalidades:
  • Salientamos que 31 pessoas já realizaram Pós-Doutorado no PPGM, desde a sua criação. Atualmente o programa tem 8 Pós-doutorandos com 5 bolsas CAPES/PNPD.
  • Caso o candidato brasileiro ou estrangeiro já tenha uma bolsa de estudos de alguma entidade de fomento nacional ou estrangeira e pretende realizar um Curso de Verão ou fazer o Mestrado ou o Doutorado ou ainda se pretende realizar um Estágio de Pós-Doutorado em matemática na UFSCar, deverá entrar em contato com o Coordenador do Programa de Verão ou com o Coordenador do PPGM ou com seu supervisor de Estágio de Pós-Doutorado, respectivamente, informando que já possui uma bolsa de estudos para tal atividade.

Clique no link abaixo para inscrição no Pós-Doutorado:
    Inscrição Pós-Doutorado