Página Web do EBT (Encontro Brasileiro de Topologia)

Uma breve história do EBT

Os Encontros Brasileiros de Topologia tiveram início em 1979 e vêm sendo realizados desde 1980 a cada 2 anos. Este Encontro tem se firmado como uma tradição de bom nível para a Topologia brasileira, atraindo a presença de pesquisadores de reconhecida reputação internacional.

Os principais tópicos que têm sido abordados são: folheações, ações localmente livres de grupos, cohomologia limitada, classes características, grupos de bordismo, singularidades, teoria de ponto fixo e outros tópicos na interface da Topologia Algébrica e Diferencial.

Os Encontros Brasileiros de Topologia têm a característica de oferecer atividades de nível avançado para os pesquisadores/doutorandos e também atividades de nível médio para alunos de mestrado/início de doutorado. A partir do XV EBT decidiu-se introduzir algumas atividades para alunos de graduação.

Vários Encontros Brasileiros de Topologia tiveram divulgação através de publicação em periódicos na forma de Atas, entre eles: World Scientific, Matemática Contemporânea e Contemporary Mathematics.

As instituições brasileiras que têm participado com assiduidade destes Encontros são: IMPA, PUC-RJ, UFC, UFF, UFMG, UFPe, UFSC, UFSCar, UNESP-Rio Claro, UNESP-São José do Rio Preto, UNICAMP, USP-São Carlos e USP-São Paulo.

Os objetivos do Encontro são:

Sobre o site

O site foi proposto por Daciberg Lima Gonçalves em 1996 e iniciou-se a digitalização dos dados no formato HTML pela participação de Daciberg Lima Gonçalves, Oziride Manzoli Neto e Sadao Massago. Houve colaboração de várias outras pessoas na coleta dos dados.

Em 19 de maio de 2007, a primeira versão do site entrou no ar com os dados parcialmente digitalizados. Logo em seguida, Thiago de Melo efetuou a reformatação de dados e reformulação do site para tornar mais apresentável.

No final de 2010, iniciou-se a implementação do novo site, baseado na ferramenta de código aberto SSCK (Simple Site Construction Kit). Nesta nova implementação, os dados estão sendo mantidos no formato CSV para agilizar o trabalho de digitalização, assim como facilitar a manutenção. A digitalização de dados e formatação do site continuou com Daciberg Lima Gonçalves, Oziride Manzoli Neto, Sadao Massago e Thiago de Melo (na ordem alfabética), até terminar com a digitalização de boa parte dos dados disponíveis até o momento (segundo semestre de 2011).

O site foi divulgado oficialmente no XVIII EBT (2012) no dia 02 de agosto de 2012.

Atual mantenedores do site (na ordem alfabética) são: Daciberg Lima Gonçalves, Daniel Vendrúsculo, Oziride Manzoli Neto, Sadao Massago e Thiago de Melo. Além dos mantenedores oficiais, contamos com a colaboração de várias outras pessoas na coleta e digitalização de dados.

Lembrando que os materiais guardados com cuidado por Daciberg Lima Gonçalves e Oziride Manzoli Neto, durante muitos anos, acrescidos de materiais fornecidos pelas outras pessoas compõem os dados até 2002. A partir de 2004, já se tinha materiais no formato digital, o que facilitou o trabalho.

Como ajudar?

Se você possui alguma informação e quer contribuir para a atualização do site, por favor, entre em contato:

tmelo arroba rc ponto unesp ponto br

Para depuração: footer.html carregado com sucesso. 2018/10/04 22:22:12