Hipertexto Pitágoras Matemática Elementar Matemática Superior Sítios Guia Rápido Serviços Notícias Fórum Índice Página do Editor Questões Respondidas Questões não Respondidas Portfolio

O PROBLEMA DO JOGO DOS DISCOS - SOLUÇÃO PELO MÉTODO DA GRADE

Felipe de Carvalho Moura


Acesso ao enunciado do problema do Jogo dos Discos a partir da página
Aula sobre o Problema do Jogo dos Discos

Tomamos o quadrado de 30 cm de lado e o quadriculamos com quadradinhos de 1 cm de lado, formando uma grade. Consideramos agora os vértices dos quadradinhos como os pontos em que cai o centro do disco lançado. Assim nosso espaço amostral é um conjunto de 312 pontos.

Consideramos um disco de um certo diâmetro, digamos 2 cm, e examinamos nossa grade para distinguir em que pontos o centro deste disco pode cair de modo que seja uma posição favorável ao jogador. Vemos que estes pontos formam uma grade quadrada dentro da grade maior, com 272 pontos. Assim sendo a probabilidade do disco de 2 cm cair em uma posição favorável ao jogador é aproximadamente

Na figura abaixo podemos ver a grade de 312 pontos, e dentro dela a grade de 272 pontos.

Considerando agora discos com diâmetros de 4, 6, 8, 10, 12 e 14 cm, obtemos os seguintes valores:

Refinamos nossa grade e consideramos quadradinhos de 0,5 cm de lado. Encontramos uma maior precisão nos resultados.

Observamos que o valor de P(d) aumenta um pouco quando refinamos a grade. Vemos assim que o diâmetro procurado é maior do que 10 e menor do que 12. Tentemos aproximar mais o valor de P(11), primeiro usando quadradinhos de 1 mm.

Chegamos perto de 40%, que é nosso objetivo. Vamos refinar mais a grade, usando quadradinhos de 1 mícron. Temos

Concluímos que deve ser tomado um disco com diâmetro de 11 cm, aproximadamente.


volta à página de chamada desta folha

Início desta página
Apresentado para publicação em 23/07/2002 por Felipe de Carvalho Moura, estudante do Curso Noturno de Matemática da UFSCar. Preparado para publicação na Internet por Roberto R. Paterlini, do DM-UFSCar. Parcialmente utilizado o sistema Latex2html. Confira General License Agreement and Lack of Warranty sobre condições de uso. A figura foi construída pelo autor.
Publicado em 26/08/2002. Atualizado em 26/08/2002.