3.1.Internet: conceitos básicos

Para leitura rápida, veja o resumo

O que são documentos hipertexto?

hiper: préfixo que significa excesso ou aperfeiçoamento de uma dada qualidade.

hipertexto (Cambridge): uma maneira especializada de reunir palavras, figuras e sons em um computador.

Mais ainda, hipertextos contém ligações que indicam precisamente outros documentos.

Entendendo um URL (Uniform Resource Locator):

O URL esfecifica a localização exata de documentos, objetos, ligações, referências e programas executáveis na vastidão da Internet. Em termos simples, qualquer coisa a que nós referimos na Internet tem um URL. Também são chamados endereços virtuais.

Um endereço IP (Internet Protocol) é o que especifica unicamente um computador (host) na rede, i. é., cada host deve ter um (ou mais) endereços (distintos, um do outro) IP.

Exemplos:

200.9.84.65 (Servidor principal da UFSCar)
200.136.239.100 (servidor principal do DM da UFSCar)
200.9.84.161 (servidor principal do DM do UFSCar tasmbém)

Os servidores com o endereço IP (o gerenciador da rede) é denominado de Gateway. Qualquer computador conectado na internet que possuem o endereço IP é denominado de host. Um site é a unidade do computador que contém dados e informações relacionados a um determinado assunto. Note que um host é capaz de conter informações sobre diversos asssuntos e para acessar o assunto de interesse, é necessário que especifique o URL referente ao site, normalmente composto de nome do host e caminho. No caso do servidor do DM da UFSCar que possui dois endereços distintos, pode ser pensado como uma casa que se dá em frente com duas ruas. Terá dois endereços para mesma casa. Note que o número de IP é uma quadrúpla de números entre 0 e 255.

Alguns problemas com essa convenção são:

  1. Dificuldade de memorização.
  2. Instabilidades: os números podem mudar rapidamente.
  3. Facilidade de engano ao digitalizá-los.
Para contornar essas dificuldades, surgiram os DNS (Domain Name Servers) ou servidores de nomes. São dicionários que estabelecem a correspondência entre um nome de host e um endereço IP.

Exemplos:

power.ufscar.br = 200.9.84.65 (servidor principal do UFSCar)
lattice.dm.ufscar.br = 200.136.239.100 (servidor principal do DM de UFSCar)

Os DNS's organizam-se hierarquicamente, de modo que o "dicionário" não esteja todo em um único computador, mas distribuido pela rede. Por exemplo, power.ufscar.br serve nomes para o domínio ufscar.br, tais como lattice.ufscar.br. Por sua vez, o lattice.ufscar.br serve os sub-domínios do dm.ufscar.br.

Na hierarquia dos DNS's do Brasil br, temos que todo domínio "br" é servido pelo servidor dinit.ansp.br de FAPESP. Um dos sub-domínios de dinit.ansp.br é o power.ufscar.br que serve para os domínios ufscar.br e um dos sub-domínios dele, o lattice.ufscar.br serve os domínios dm.ufscar.br tais como hypatia (servidor de mail), zorn (servidor de hipertexto), galois, etc.

Observação: normalmente os servidores de mail e hipertexto recebem o sinômino (aperido) de "mail" e "www" respectivamente para facilitar a localização. Assim, o prefixo mail e www indicam, respectivamente os servidores de mail e hypertextos. Esta especificação não é apenas uma recomendação e não a obrigatoriedade. Assim, nem todo servidor de Web tem o prefixo www.

Assim é o nome de um host

O neme de um host é dado por:
nomehost.[subdomínio]...[domínio].[domínio maximal]
O Estados Unidos, quem criou o internet, adotou seguintes convenções para domínio maximal:

"." = máximo: origem de todos os domínios.
".com" = comerciais e industriais. Exemplo: www.amazon.com
".edu" = instituições educacionais. Exemplo: web.mit.edu
".gov" = governamental. Exemplos: www.nasa.gov, www.whitehouse.gov, etc.
".mil" = instituições militares
".org" = instituições sem fins lucrativos. Exemplo: www.linux.org
".net" = provedor de acesso. Exemplos: ibm.net, algarnet.net, etc.

Para outros países, são aplicados o código ISO (International Standards Organization) designando o país. Por exemplo:

".br" = Brasil
".fr" = França
".pt" = Portugal
".ne" = países baixos
...

Alguns host's de Estados Unidos usam o ".us", mas ainda isto não é regra geral. Nem todas países adotam a convenção de domínios adotados pelos Estados Unidos (".com", ".edu", etc). Neste caso, esta especificação deveria estar logo antes da especificação do país, tais como ".com.br", ".edu.fr", etc. Por exemplo, o "ufscar.br" deveria ter escrito como "ufscar.edu.br".

Voltando a URL

A URL é composta de várias partes, cada uma interessando a algum programa específico ao longo do caminho que permite chegar até um documento ou objeto. A especificação completa de um URL é:
protocolo://host:porta/caminho;parâmetros?requisição#fragmento
Nem todas as partes são necessárias ou obrigatórias. A pontuação (":", "//", "/", ";", "?", "#") devem seguir literalmente sua parte (se presente). As partes da URL são: Um exemplo de URL: http://www.dm.ufscar.br/default.htmll

Como encontrar a informação desejada?

Normalmente, não conhecemos de antemão, uma lista particular de URL que nos traga um documento específico, sabendo apenas algumas palavras que designam o assunto desejado. Para esse fim, utilizamos os serviços de busca. Estes apresentam-nos formulários que devidamente preenchidos e submetidos, permitem ao serviço de busca fazer indicações.

Alguns hosts com serviços de busca existentes no exterior são listados em link para busca.


Resumo

Endereçamento em Internet

  • hipertexto reune palavras, figuras e sons em um computador, contendo também, as ligações que indicam outros documentos.
  • O URL (Uniform Resource Locator) especifica a localização dos documentos, objetos, ligações, referências e programas executáveis na rede Internet.
  • Um endereço IP (Internet Protocol) especifica unicamente um computador (host) na rede. Ele é formado por uma quádrupla de números entre 0 e 225, por exemplo: 200.9.84.65.
  • Os DNS (Domain Name Servers) ou servidores de nomes dispõe de dicionários que estabelecem a correspondência entre um nome de host e um endereço IP, tais como: power.ufscar.br = 200.9.84.65 que se organizam hierarquicamente, de modo que o "dicionário" esteja distribuido pela rede.
  • O site é a unidade do host, que contém dados e informações referente a um determinado assunto. Ele é especificado por um URL.

    Nome de host

    O neme de um host é dado por:
    nomehost.[subdomínio]...[domínio].[domínio maximal]
  • Algumas convenções para domínio maximal são: "." (máximo: origem de todos os domínios), ".com" (comerciais e industriais), ".edu" (instituições educacionais), ".gov" (governamental), ".mil" (instituições militares), ".org" (instituições sem fins lucrativos), ".net" (provedor de acesso).
  • Para países, exceto Estados Unidos, são aplicados o código ISO (International Standards Organization) designando o país. tais como ".br" (Brasil), ".fr" (França), ".pt" (Portugal), ".ne" (países baixos), etc. Alguns host's de Estados Unidos adotam o ".us", mas não é regra geral.

    Voltando a URL

    A especificação completa de um URL é:
    protocolo://host:porta/caminho;parâmetros?requisição#fragmento
    Nem todas as partes são necessárias ou obrigatórias. A pontuação (":", "//", "/", ";", "?", "#") devem seguir literalmente sua parte (se presente). As partes da URL são: Para encontrar documentos através de uma palavra chave, utilizamos os serviços de busca. Alguns destes hosts são listados em link para busca.