Introdução

2.Introdução (Conceitos sobre a Internet)

Para leitura rápida, veja o resumo

O que é Internet? Para que serve o Internet?

É hoje, um gigantesco aglomerado de redes de computadores espalhados ao mundo todo. Há milhões de computadores diretamente ligados e centenas de milhares de usuários (no ano 1995, já contava com aproximadamente 200 milhões de usuários).

Cada computador presente nessa rede tem a capacidade de estabelecer comunicação e trocas de informações com qualquer outro. Porém, nem toda informação está livremente acessível. Há informações que dependem de uma validação ou autenticação prévia do requisitante (usuário/senha).

As informações circulam através da rede de diversas maneiras, dependendo da sua natureza e finalidade. Por exemplo, temos o correio eletrônico constituindo de um serviço universalmente adotado na qual permite o intercânbio de informações textuais (atualmente, outros tipos também são possíveis) em pequenos fragmentos, que partem da solicitação de um usuário, e que são armazenados em caixas postais eletrônicos (semelhantes às do mundo real).

Outro exemplo de surgimento mais atual é o hipertexto. Estes consistem de uma mídia sofisticada, reunindo texto, gráficos, imagens (estáticas ou em movimento) e sons, atrelados a documentos. Além disso, esses documentos contém informações chamadas hiperligações ("hiperlinks") que, apesar de invisíveis, tem como efeito, estabelecer ligações e relacionamentos com outros documentos. Podemos pensar nessas ligações como as notas de rodapé da literatura. Estas ligações indicam onde encontrar mais informações sobre o assunto que está sendo abordado.

Tais documentos são armazenados em computadores dotados de grande capacidade de armazenamento (pois são volumosos) e de programas especiais, chamados de servidores de hipertexto. O acesso aos documentos se dá através de computadores que possuem outro tipo de programa denominado de browser. Este é apenas um agente facilitador, que é capaz de localizar a informação desejada, transferí-la de onde se encontra até o local, e em seguida, exibí-la de maneira apropriada.

A esta modalidade de intercâmbio de documentos, idealizados pelo Tim Bemers Lee de CERN da Suíça, denominamos de Wold Wide Web (www).

Existem ainda, várias outras formas de intecâmbio. Algumas, apesar de não serem muito familiares, já foram a base da comunicação na internet primitiva: O FTP e TELNET. A primeira destina-se à transferência de, praticamente quelquer tipo de informações de maneira irrestrita, como arquivos de dados e programas. A segunda constitui uma forma de operar computadores remotamente através de comandos. Estas tendem a tornar obsoletos com o advento da www.

Mas, para que serve a Internet?

Uma resposta simplória para essa pergunta poderia ser a afirmação de que é apenas uma nova maneira de se estabelecer comunicação entre sa pessoas. De fato, o é.

Num outro extremo, aqueles que incorpolaram seu surgimento e espantoso crescimento concordam em afirmar que as possibilidades são praticamente ilimitados. Muitos denominam os usuários da rede de "cybernautas" e a rede de "cyberespaço", e chamam de "navegar" ou "surfar", a atitude de consultar documentos e percorrer suas interligações.

No nosso termo, podemos dizer que a rede é também um gigantesco acervo de conhecimento. Por exemplo, o projeto Gutenberg tem como objetivo, deixar as literaturas classicas disponíveis na rede, que foi o pioneiro na construção de bibliotecas virtuais. Veja o link para bibliotecas virtuais. Além desses projetos, as entidades públicas e privadas vão acrescentando quantidades cada vez maior de informações disponíveis na internet. Sem exageros, qualquer que seja o assunto de interesse, pode-se reunir em uma hora, um volume substancialmente maior de conhecimento do que seria possivel obter por qualquer método tradicional. Isso porque, a Internet não conece fronteiras e ir dos Estados Unidos ao polo sul, é tão rápido (ou quase) e fácil quanto o clicar de um mouse.

Além disso, a Internet destaca-se por apresentar informações com alto grau de atualização e com aspecto mais atrativos do que a literatura tradicional, como as imagens e sons. A atividade de pesquisa pode ser lúdica com a internet.

São Carlos, outubro de 1996.

Waldeck


Resumo

O que é a Internet?

E o conjunto de redes de computadores interligados, formados pelas milhões de computadores e contam com mais de 200 milhões de usuários. Algumas caracterizações são:

Para que serve?