O Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio – Matem@tica na Pr@tica , um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, foi realizado no período de 02/10/2017 a 15/09/2019 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na Modalidade a Distância Processo n°: 23112.00/ 4297/2016/96 ProEx.

O curso ocorreu de acordo com as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 01 de junho de 2007, da resolução CoEx nº 03/16, de 17 de março de 2016 do Conselho de Extensão UFSCar e das demais normas e legislações pertinentes ao assunto, à data de sua realização e na modalidade a distância apoiado pela SeaD-UFSCar.

Na oferta anterior de 2014 – 2016 tivemos 49 concluintes de todas as disciplinas e do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso), e nesta oferta de outubro de 2017 – 2019 tivemos 47 concluintes.

Parabenizamos todos os participantes pela vontade e disposição de fazer a diferença no processo de ensino aprendizagem e avaliação da sua escola de atuação e que fizeram todo ou parte do nosso Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Medio – Matem@tica na Pr@tica que veio para contribuir muito para isso.

Os professores pesquisadores que ministram as disciplinas, os tutores e a equipe da SEaD-UFSCar e dos polos que acompanharam todo o vosso trabalho e dedicação dando o apoio necessário nossos agradecimentos.

As ofertas do curso de especialização com 360 horas mais a elaboração do Trabalho de Conclusão do curso (TCC), nos períodos de outubro de 2014 a março de 2016 e esta segunda oferta de 02/10/2017 a 15/09/2019 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na Modalidade a Distância Processo n°: 23112.00/ 4297/2016/96 ProEx.

Esta segunda oferta do curso ocorreu de acordo com as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 01 de junho de 2007, da resolução CoEx nº 03/16, de 17 de março de 2016 do Conselho de Extensão UFSCar e das demais normas e legislações pertinentes ao assunto, à data de sua realização.

Ele foi idealizado principalmente para Professores de Matemática que estão atuando no Ensino Médio, com proposta central de estimular a reflexão do professor sobre a sua própria prática docente. Ela está fundamentada na experimentação através de atividades aplicáveis em sala de aula juntamente com o estudo aprofundado dos conceitos e técnicas envolvidos, tendo como meta realmente o trabalho em sala de aula.

O material didático distribuído gratuitamente foi escrito por professores da área especialmente para este curso e as atividades serão registradas e avaliadas em um ambiente virtual de aprendizagem, envolvendo a utilização de softwares, sites, modelagem, resolução de problemas, interdisciplinaridade, pesquisa em sala de aula, publicações de textos, fotos e vídeos, sempre convidando o professor-cursista para uma prática alternativa ao currículo tradicional.

O ambiente virtual utilizou recursos como: tutoriais, simuladores, lições, exercícios simulados, fóruns, chats, webconferências, de forma a garantir a participação efetiva dos professores-cursistas bem como o debate entre todos os personagens envolvidos.

Cabe salientar que diferentes realidades da escola e do ensino da Matemática foram consideradas através da interlocução com as atividades do cotidiano do professor.

A ideia de que o professor-cursista compartilhe seus estudos e resultados com seus alunos, colegas de curso e tutores, professores, construindo o ensino e aprendizagem de forma cooperativa é que nos leva a disponibilizar os Trabalhos de Conclusão de Curso dos cursistas aprovados.

O curso iniciou oficialmente no dia 02/10/2017 e a partir daí foi disponibilizado no ambiente Moodle a disciplina introdutória de Ambientação em EaD,

o Letramento Digital do Módulo I e, em seguida no próximo mês, em sequência, a Sedução para a Matemática e Experimentação completando o Módulo I com 120 h. Em seguida o Módulo II, Reflexão do Conteúdo (160 h) e o Módulo III Completude (80h) envolvendo o Planejamento e o Desenho metodológico de uma atividade inovadora num total de 360 h de disciplinas e finalmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). As avaliações presenciais ocorreram em datas estabelecidas no início do curso e apenas no polo de São Carlos, não nos outros 8 polos que utilizamos na primeira oferta devido as nossas limitações.

Disciplinas do Curso

 

Letramento digital

Profa. Dra. FABIANA LOPES KLEIN,

Apoio do Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI

MÓDULO I

Jogo dos Discos

Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI

Prof. Dr. PAULO ANTONIO SILVANI CAETANO

Modelo de despoluição

Prof. Dr. PEDRO LUIZ APARECIDO MALAGUTTI

Prof. Dr. MARCUS VINICIUS DE ARAUJO LIMA

Desafio Geométrico

Prof. Dr. JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO

Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI

MÓDULO II

Funções elementares

Profa. Dra. LUCIENE N. BERTONCELLO

Prof. Dr. PAULO ANTONIO SILVANI CAETANO

Matemática discreta

Prof. Dr. PEDRO LUIZ APARECIDO MALAGUTTI

Prof. Dr. JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO

Geometria espacial

Prof. Dr. JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO

Profa. Dra. YURIKO YAMAMOTO BALDIM

Conteúdo e prática

Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI

Profa. Dra. SELMA de JESUS NICOLA

Profa. Dra. YURIKO YAMAMOTO BALDIM

MÓDULO III

Prática: Planejamento, aplicação e análise de uma sequência didática

Profs. Drs. ALESSANDRA APARECIDA VERRI, JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO, JOSE ANTONIO SALVADOR, KARINA SCHIABEL, LUCIENE BERTONCELLO, MARCUS VINICIUS DE ARAUJO LIMA, PAULO ANTONIO SILVANI CAETANO, PEDRO LUIZ APARECIDO MALAGUTTI, RENATO JOSÉ DE MOURA, ROBERTO RIBEIRO PATERLINI, SELMA HELENA DE JESUS NICOLA, WLADIMIR SEIXAS, YURIKO YAMAMOTO BALDIN

Nesta disciplina cada um dos cursistas foi orientado por um grupo de dois ou três professores desta equipe.

TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Cada um ou grupo de cursistas aprovados em todas as disciplinas foi orientado por um dos seguintes professores doutores especialistas do Departamento de Matemática da UFSCar.

As etapas do Módulo III consiste no planejamento, aplicação e análise de uma sequência didática que seja inédita para o cursista, sob a orientação de um professor especialista e em a aplicação em uma turma da escola onde cada um atua. Em seguida, o TCC consiste em escrever e apresentar a monografia sobre essa sequência didática já construída. A preparação de uma monografia e a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória na UFSCar.

Equipe

 

 

As atividades desenvolvidas ao longo do Matem@tica na Pr@tica contribuiram bastante para o professor-cursista a refletir sobre sua prática docente e o produto didático de seu trabalho de final de curso expressou seu aprendizado efetivo e a sua reflexão aplicada em sala de aula.

A monografia final que disponibilizaremos, assim como o portfólio de aprendizagem, buscaram refletir a fusão entre o processo e produto didático. Para isso foi necessário muita disciplina e dedicação como havíamos recomendado cerca 8 h semanais ao curso.

Após a conclusão do trabalho didático produzido e postados aqui, recomendamos reescrevê-lo e submetê-lo para compartilhar a experiência com outros colegas de todo o país publicando a sua aula inovadora, por exemplo, no portal dos Professores do MEC.

Esperamos que a contribuição de todos possa tornar o processo de ensino aprendizagem e avaliação cada vez melhor em nossas escolas e que sejam compartilhadas e aperfeiçoadas para serem aplicadas em outras turmas e outras escolas.


Prof. Dr. José Antonio Salvador e equipe

Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio – Matem@tica na Pr@tica

PROFESSORES ORIENTADORES

ALESSANDRA APARECIDA VERRI

JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO

JOSE ANTONIO SALVADOR

KARINA SCHIABEL

LUCIENE BERTONCELLO

MARCUS VINICIUS DE ARAUJO LIMA

PAULO ANTONIO SILVANI CAETANO

PEDRO LUIZ APARECIDO MALAGUTTI

RENATO JOSÉ DE MOURA

ROBERTO RIBEIRO PATERLINI

SELMA HELENA DE JESUS NICOLA

WLADIMIR SEIXAS

YURIKO YAMAMOTO BALDIN


COORDENADOR DE TUTOR

Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI

PROFESSORES TUTORES VIRTUAIS DAS DISCIPLINAS DE CONTEÚDO MATEMÁTICO 

Jayme Alves de Oliveira Neto

Marcia Alexandra Andrade Ferreira

Pablo Vinícius Azevedo

Patricia Fernanda da Silva

Thiago Francisco Felix

 PROFESSORES PARTICIPANTES

Tivemos a participação efetiva da equipe de 14 professores doutores especialistas orientadores:

Alessandra Aparecida Verri

Fabiana Lopes Klein

João Carlos Vieira Sampaio

José Antonio Salvador (Coordenador)

Karina Schiabel

Luciene Nogueira Bertoncello

Marcus Vinicius de Araújo Lima

Paulo Antonio Silvani Caetano

Pedro L. A. Malagutti

Renato José de Moura

Roberto Ribeiro Paterlini (Vice-Coordenador)

Selma de Jesus Nicola

Yuriko Yamamoto Baldin,

Wladimir Seixas.

Trabalhos de Conclusão de Cursos

 

TCC TURMA 2017-2019

DESCOBRINDO O CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO NO SOFTWARE GEOGEBRA
CONSTRUÇÃO DOS FAVOS DE MEL, POR QUE E COMO ESSE FORMATO ESTÁ SENDO USADO NA AVIAÇÃO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CÁLCULO APROXIMADO DA ÁREA DE FIGURAS NÃO POLIGONAIS
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TRIGONOMETRIA E O CÁLCULO DE DISTÂNCIAS INACESSÍVEIS
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS DE POLÍGONOS CONVEXOS
APLICAÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS SOBRE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
CONSTRUÇÃO DE CAIXA DE PAPEL SEM TAMPA EXPERIMENTO PARA ESTUDO LÚDICO DE ALGEBRA E INTRODUÇÃO A FUNÇÕES
CONSOLIDAR OS CONCEITOS DE PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO E DE COMBINAÇÃO EM CONTAGEM USANDO O CÓDIGO BRAILLE
INTRODUÇÃO A FUNÇÃO AFIM POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO E INVESTIGAÇÃO NA PLANILHA ELETRÔNICA
DO PASSADO AO PRESENTE: TALES DE MILETO E O GOOGLE EARTH-CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO DA MEDIDA DE DISTÂNCIA, ALTURA E ÁREA DA COMUNIDADE
UTILIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO DA MOBFOG PARA APLICAR CONCEITOS SOBRE RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
O CONCEITO DE FUNÇÃO LINEAR POR MEIO DO EXPERIMENTO DA RAMPA COM CARRINHOS DE BRINQUEDO
DESVENDANDO A PROGRESSÃO ARITMÉTICA POR MEIO DO FILTRO DOS SONHOS
MATRIZ: UMA PROPOSTA PARA O SEU ENSINO COM A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS
FUNÇÕES POLINOMIAIS DE 1o GRAU: DO PAPEL QUADRICULADO AO RECURSO COMPUTACIONAL
FUNÇÃO DO 1o. GRAU: APLICAÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS
UMA PROPOSTA DE AULA INOVADORA: O TEODOLITO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS PARA O TRATAMENTO TRADICIONAL DO CONTEÚDO CURRICULAR DE VARIAÇÃO DE GRANDEZAS
USO DO SOFTWARE MATEMÁTICO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DA FUNÇÃO AFIM
FUNÇÃO AFIM ATRAVÉS DE CONCEITOS DA CINEMÁTICA UTILIZANDO O APLICATIVO GEOGEBRA PARA SMARTPHONES
PROPOSTA DE AULA DIFERENCIADA SOBRE O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
UTILIZAÇÃO DAS MATEMÁGICAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E DIDÁTICA NO ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1o. GRAU
O REGIME DE JURO SIMPLES E COMPOSTO ATRAVÉS DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICA
UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E DIDÁTICA NO ENSINO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
QUESTÕES DA OBMEP AUXILIANDO NO APRENDIZADO DO CONTEÚDO DE NÚMEROS NATURAIS E RACIONAIS
OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AFETIVO E COGNITIVO
JOGO CORRIDA DE OBSTÁCULOS VERSÃO TABULEIRO HUMANO: UMA EXPERIÊNCIA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
O ENSINO DE FUNÇÕES AFIM: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O USO DA LINGUAGEM DO ARDÚINO NA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE ROBÓTICA
ANALISANDO O CRESCIMENTO E O DECRESCIMENTO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DO GEOGEBRA
Resolução de equações pelo método do ponto fixo com recursos eletrônicos
POTENCIALIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO
O LANÇAMENTO DE FOGUETES, AS REAÇÕES QUÍMICAS E AS FUNÇÕES QUADRÁTICAS – UMA ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR