O Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio – Matem@tica na Pr@tica , um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, foi realizado no período de 02/10/2017 a 15/09/2019 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na Modalidade a Distância Processo n°: 23112.00/ 4297/2016/96 ProEx.
O curso ocorreu de acordo com as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 01 de junho de 2007, da resolução CoEx nº 03/16, de 17 de março de 2016 do Conselho de Extensão UFSCar e das demais normas e legislações pertinentes ao assunto, à data de sua realização e na modalidade a distância apoiado pela SeaD-UFSCar.
Na oferta anterior de 2014 – 2016 tivemos 49 concluintes de todas as disciplinas e do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso), e nesta oferta de outubro de 2017 – 2019 tivemos 47 concluintes.
Parabenizamos todos os participantes pela vontade e disposição de fazer a diferença no processo de ensino aprendizagem e avaliação da sua escola de atuação e que fizeram todo ou parte do nosso Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Medio – Matem@tica na Pr@tica que veio para contribuir muito para isso.
Os professores pesquisadores que ministram as disciplinas, os tutores e a equipe da SEaD-UFSCar e dos polos que acompanharam todo o vosso trabalho e dedicação dando o apoio necessário nossos agradecimentos.
As ofertas do curso de especialização com 360 horas mais a elaboração do Trabalho de Conclusão do curso (TCC), nos períodos de outubro de 2014 a março de 2016 e esta segunda oferta de 02/10/2017 a 15/09/2019 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na Modalidade a Distância Processo n°: 23112.00/ 4297/2016/96 ProEx.
Esta segunda oferta do curso ocorreu de acordo com as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 01 de junho de 2007, da resolução CoEx nº 03/16, de 17 de março de 2016 do Conselho de Extensão UFSCar e das demais normas e legislações pertinentes ao assunto, à data de sua realização.
Ele foi idealizado principalmente para Professores de Matemática que estão atuando no Ensino Médio, com proposta central de estimular a reflexão do professor sobre a sua própria prática docente. Ela está fundamentada na experimentação através de atividades aplicáveis em sala de aula juntamente com o estudo aprofundado dos conceitos e técnicas envolvidos, tendo como meta realmente o trabalho em sala de aula.
O material didático distribuído gratuitamente foi escrito por professores da área especialmente para este curso e as atividades serão registradas e avaliadas em um ambiente virtual de aprendizagem, envolvendo a utilização de softwares, sites, modelagem, resolução de problemas, interdisciplinaridade, pesquisa em sala de aula, publicações de textos, fotos e vídeos, sempre convidando o professor-cursista para uma prática alternativa ao currículo tradicional.
O ambiente virtual utilizou recursos como: tutoriais, simuladores, lições, exercícios simulados, fóruns, chats, webconferências, de forma a garantir a participação efetiva dos professores-cursistas bem como o debate entre todos os personagens envolvidos.
Cabe salientar que diferentes realidades da escola e do ensino da Matemática foram consideradas através da interlocução com as atividades do cotidiano do professor.
A ideia de que o professor-cursista compartilhe seus estudos e resultados com seus alunos, colegas de curso e tutores, professores, construindo o ensino e aprendizagem de forma cooperativa é que nos leva a disponibilizar os Trabalhos de Conclusão de Curso dos cursistas aprovados.
O curso iniciou oficialmente no dia 02/10/2017 e a partir daí foi disponibilizado no ambiente Moodle a disciplina introdutória de Ambientação em EaD,
o Letramento Digital do Módulo I e, em seguida no próximo mês, em sequência, a Sedução para a Matemática e Experimentação completando o Módulo I com 120 h. Em seguida o Módulo II, Reflexão do Conteúdo (160 h) e o Módulo III Completude (80h) envolvendo o Planejamento e o Desenho metodológico de uma atividade inovadora num total de 360 h de disciplinas e finalmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). As avaliações presenciais ocorreram em datas estabelecidas no início do curso e apenas no polo de São Carlos, não nos outros 8 polos que utilizamos na primeira oferta devido as nossas limitações.
Disciplinas do Curso
Letramento digital
Profa. Dra. FABIANA LOPES KLEIN,
Apoio do Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI
MÓDULO I
Jogo dos Discos
Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI
Prof. Dr. PAULO ANTONIO SILVANI CAETANO
Modelo de despoluição
Prof. Dr. PEDRO LUIZ APARECIDO MALAGUTTI
Prof. Dr. MARCUS VINICIUS DE ARAUJO LIMA
Desafio Geométrico
Prof. Dr. JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO
Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI
MÓDULO II
Funções elementares
Profa. Dra. LUCIENE N. BERTONCELLO
Prof. Dr. PAULO ANTONIO SILVANI CAETANO
Matemática discreta
Prof. Dr. PEDRO LUIZ APARECIDO MALAGUTTI
Prof. Dr. JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO
Geometria espacial
Prof. Dr. JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO
Profa. Dra. YURIKO YAMAMOTO BALDIM
Conteúdo e prática
Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI
Profa. Dra. SELMA de JESUS NICOLA
Profa. Dra. YURIKO YAMAMOTO BALDIM
MÓDULO III
Prática: Planejamento, aplicação e análise de uma sequência didática
Profs. Drs. ALESSANDRA APARECIDA VERRI, JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO, JOSE ANTONIO SALVADOR, KARINA SCHIABEL, LUCIENE BERTONCELLO, MARCUS VINICIUS DE ARAUJO LIMA, PAULO ANTONIO SILVANI CAETANO, PEDRO LUIZ APARECIDO MALAGUTTI, RENATO JOSÉ DE MOURA, ROBERTO RIBEIRO PATERLINI, SELMA HELENA DE JESUS NICOLA, WLADIMIR SEIXAS, YURIKO YAMAMOTO BALDIN
Nesta disciplina cada um dos cursistas foi orientado por um grupo de dois ou três professores desta equipe.
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
Cada um ou grupo de cursistas aprovados em todas as disciplinas foi orientado por um dos seguintes professores doutores especialistas do Departamento de Matemática da UFSCar.
As etapas do Módulo III consiste no planejamento, aplicação e análise de uma sequência didática que seja inédita para o cursista, sob a orientação de um professor especialista e em a aplicação em uma turma da escola onde cada um atua. Em seguida, o TCC consiste em escrever e apresentar a monografia sobre essa sequência didática já construída. A preparação de uma monografia e a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória na UFSCar.
Equipe
As atividades desenvolvidas ao longo do Matem@tica na Pr@tica contribuiram bastante para o professor-cursista a refletir sobre sua prática docente e o produto didático de seu trabalho de final de curso expressou seu aprendizado efetivo e a sua reflexão aplicada em sala de aula.
A monografia final que disponibilizaremos, assim como o portfólio de aprendizagem, buscaram refletir a fusão entre o processo e produto didático. Para isso foi necessário muita disciplina e dedicação como havíamos recomendado cerca 8 h semanais ao curso.
Após a conclusão do trabalho didático produzido e postados aqui, recomendamos reescrevê-lo e submetê-lo para compartilhar a experiência com outros colegas de todo o país publicando a sua aula inovadora, por exemplo, no portal dos Professores do MEC.
Esperamos que a contribuição de todos possa tornar o processo de ensino aprendizagem e avaliação cada vez melhor em nossas escolas e que sejam compartilhadas e aperfeiçoadas para serem aplicadas em outras turmas e outras escolas.
Prof. Dr. José Antonio Salvador e equipe
Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio – Matem@tica na Pr@tica
PROFESSORES ORIENTADORES
ALESSANDRA APARECIDA VERRI
JOAO CARLOS VIEIRA SAMPAIO
JOSE ANTONIO SALVADOR
KARINA SCHIABEL
LUCIENE BERTONCELLO
MARCUS VINICIUS DE ARAUJO LIMA
PAULO ANTONIO SILVANI CAETANO
PEDRO LUIZ APARECIDO MALAGUTTI
RENATO JOSÉ DE MOURA
ROBERTO RIBEIRO PATERLINI
SELMA HELENA DE JESUS NICOLA
WLADIMIR SEIXAS
YURIKO YAMAMOTO BALDIN
COORDENADOR DE TUTOR
Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO PATERLINI
PROFESSORES TUTORES VIRTUAIS DAS DISCIPLINAS DE CONTEÚDO MATEMÁTICO
Jayme Alves de Oliveira Neto
Marcia Alexandra Andrade Ferreira
Pablo Vinícius Azevedo
Patricia Fernanda da Silva
Thiago Francisco Felix
PROFESSORES PARTICIPANTES
Tivemos a participação efetiva da equipe de 14 professores doutores especialistas orientadores:
Alessandra Aparecida Verri
Fabiana Lopes Klein
João Carlos Vieira Sampaio
José Antonio Salvador (Coordenador)
Karina Schiabel
Luciene Nogueira Bertoncello
Marcus Vinicius de Araújo Lima
Paulo Antonio Silvani Caetano
Pedro L. A. Malagutti
Renato José de Moura
Roberto Ribeiro Paterlini (Vice-Coordenador)
Selma de Jesus Nicola
Yuriko Yamamoto Baldin,
Wladimir Seixas.
Trabalhos de Conclusão de Cursos