Págian Web do Sadao Massago

Página do LaTeX

Pacotes Recomendados

Índice

Documentos

O arquivo de documentos são localizados na pasta "doc" da árvore de "texmf". Recomendo que dê uma olhada nos seguintes documentos:
Os documentos do pacote de são colocados denttro do doc\generic ou doc\latex, dependendo de ser pacote geral do Tex ou pacote espcífico do LaTex. alguns documentos dos pacotes pode não estar comilado. Caso não encontre a documentação do pacote (por exemplo, só existe o arquivo "readme"), veja a pasta com mesmo nome dentro do sourceousource\latex. Normalmente estas pastas contém arquivos fonte (dtx e ins) do pacote. copie os arquivosdtxeinspara pasta temporária e execute o laTex como
c:\temp>latex [nome do arquivo dtx com extensão]
Caso tiver grossário, etc, pode precisar executar o comando acima, mais de uma vez, para que as referências sejam resolvidos. Note que a extensão é necessária, pois o nome do arquivo sem extensão pode ser assumido como tex (processando o arquivoins da forma similar, obtém os arquivos do pacote tal como arquivo sty).

Os documentos genéricos sobre (La)TeX se encontra em http://www.ctan.org/tex-archive/info/, http://www.tug.org/ e http://www.latex-project.org/.

Instalando os pacotes no sistema compatível a TDS

Para instalar pacotes no sistema compatível com TDS (TeX Directory Structure), deverá copiar cada arquivo na pasta adequada. Caso o pacote venha com o arquivo dtx e o arquivo ins, precisará processar, usando LaTex no comando de linha
c:\temp>latex [arquivo dtx com extensão]
c:\temp>latex [arquivo ins com extensão]
Poderá precisar de executar mais de uma vez o LaTex para arquivo dtx, para resolver problema de referência cruazada. Note que a extensão é necessária por não sertex. O arquivo dtx produz documentação do pacote e o arquivo ins produz aruivos do pacote tal como arquivo de estilos.
  1. se o pacote for somente para LaTex, crie uma pasta com nome do pacote dentro do tex\latex e copie o arquivo de estilo e de suporte a ele (sty, cls, clo, cfg, def). Copie o arquivo de fd (Font Definition) cso exista.
  2. Se o pacote for para Tex ou Tex e LaTex, crie uma pasta com nome do pacote, dentro da pasta tex\generic e copie o arquivo de suporte do Tex (tex, mas verifique primeiro, pois o arquivo de documento tambem pode ser tex) e estilo de LaTex de de suporte (sty, cls, clo, cfg, def). copie o arquivo de fd (Font Definition) caso exista.
  3. Crie uma pasta com nome do pacote dentro da pasta doc\generic ou doc\latex de acordo com a localização do arquivo de suporte do Tex ou/e LaTex estar em tex\generic ou tex\latex. copie os arquivos de documentos (doc, inf, tex, dvi, pdf, ps, txt, etc).
  4. Crie a pasta com o nome do pacote dentro da pasta bibtex\bst e copie o arquivo de suporte do BibTex (bst).
  5. Crie a pasta com o nome do pacote dentro da pasta dvips e copie o arquivo de suporte do dvips (pro.map).
  6. Crie a pasta com o nome do pacote dentro da pasta metapost e copie o arquivo de Meta Post (mp).
  7. Fontes: O arquivo fd (Font Definition) é colocado junto com os arquivos de suporte do Tex (tex) e/ou LaTex (sty, cls, clo, cfg, def). Outros arquivos de fontes são colocados na pasta com nome do pacote, dentro da pasta de fonte correspondente. Crie estas pasta e copie-os.
    tfm (Tex Font Metric) -> fonts\tfm\public
    mf (Meta Font) -> fonts\source\public
    afm (Adobe Font Metric)->fonts\afm\public
    ofm (Omega font Metric) ->fonts\ofm\public
    vf (Virtual Fonts)->fonts\vf
    pfb (Post Script Fonts)-> fonts\type1\public
    ttf (True Type fonts)->fonts\truetype\public
    e assim por diante
  8. Não é recomendável que instale o arquivo de estilo pessoal (sty, def, tex, etc) na árvore de "texmf". Coloque estes arquivos na pasta de trabalho (junto com teu arquivo tex que use estes arquivos) ou coloque dentro da pasta indicado pelo variaável de ambiente TEXINPUTS
Para mais detalhes da distribuição de arquivos dentro da árvore de "texmf", consulte o documento do tds (Tex Directory Structures) em (doc\tds).
Obs.: O usuário pode instalar o pacote próprio, colocando todos arquivos necessários dentro da pasta apontado pela variável de ambiente TEXINPUTS (isto funciona em qualquer sistema).

Pacotes Recomendados

Pacotes da categoria "base" ou "required" são incluidos obrigatoriamente em todas as distribuições do LaTex. Pacote que não são da categoria "base" e "required", pode precisar de uma instalação a parte. Portanto, quando tem vários pacotes similares, sempre prefira usar da categoria "base" ou "required".

Classes básicos: article (artigos), book (livro), report (relatório: variação do livro), letter (carta), slides (transparência impressa), proc (atas: variação de article), amsart (article do AMS), amsbook (book do AMS), amsproc (proc do AMS).
Classes para desenvolvedores: ltxdoc, ltxguide, ltnews, minimal, amsdtx (ltxdoc do AMS).

Pacotes úteis

Da categoria "base" ou "required":
Não são da categoria "base" e "required":
Somente para documento PDF
Nota: hyperref ainda não é da categoria "required", mas maioria das distribuições atualizadas do LaTeX já inclui este pacote.

Família de pacotes úteis: slides de apresentação/transparencias