Págian Web do Sadao Massago

Página do LaTeX

Breve História do TeX

Índice


O que é TeX/LaTeX/Omega, etc

Breve história do TeX

Donald Kunuth (pronuncia: "kanuti"?) da Universidade de Stanford é um especialista na arte de programação (também com bom conhecimento matemático). No ano de 1977, ele estava discutindo e experimentando a editoração pelo computador. Neste mesmo ano, a editora encarregada do segundo volume do seu livro A Arte de Programação do Computador, enviou um preprint do livro. Decepcionado pela sua baixa qualidade, Kunuth decidiu concretizar sua idéia: Implementar um sistema computacional eficiente para editoração, hoje conhecido como sistema TeX (pronuncia: "tequi").
Como não existia uma fonte adequada para documentos técnicos e científicos, ele decidiu fazer design das fontes e implementar um sistema de fontes eficiente para ser usado no TeX. Esta fonte é conhecido como fonte "Computer Modern" e o sistema de fontes é conhecido como "metafont".
O sistema TeX ficou pronto em 1982 e o sistema de metafont em 1984. A fonte Computer Modern foi conlcuido um ano depois, em 1985. O macro (configuração) que Kunuth usou para editar o seu livro foi distribuido junto com TeX e recebeu o nome de "plain TeX".
O sistema TeX é formado pelo conjunto de programas para processar o documento de forma automatica e eficiente, mas precisava do conhecimento de editoração para produzir documentos de qualidade. Com o intuito de permitir diagramação dos documentos científicos de qualidade profissional sem que necessite do conhecimento específico da editoração, foi iniciado um projeto para devenvolver macros (configurações) novos para TeX. O grupo foi coordenado pelo matemático Leslie Lamport do DEC ( Digital Equipment Corporation), especialista em computação (LTA - lógica temporal de ações, usado na modelagem dos para sistemas concorrentes e reativos). O projeto foi concluido em 1985 e recebeu o neme de "LaTeX" (pronuncia: "la-tequi").
O projeto LaTeX 3 liderado pelo Frank Mittelbach foi responsável pela melhoria do LaTeX desenvolvido pelo Lamport, corrigindo e incrementando o macro. O grupo de LaTeX 3 Lança o LaTeX2e (pronuncia: "latequi dois e") em 1994.

Nota:

Resumo dos acontecimentos

Tendência atual do TeX

Atualmente, o LaTeX conta com recursos para gerar o arquivo do formato PDF tais como DVIPDFM, PDFTeX e PDFLaTeX e existem diversos convertores para gerar arquivos de outros formatos tais como HTML e RTF (Rich Text Format aceito em MS Word e compatíveis). Além disso, também existem converter de outros formatos para LaTeX. Veja o site http://www.tug.org/utilities/texconv/ para detalhes.
Existem outros macros tal como ConTeXt (macro de propósito geral tal como plain TeX) e classes de LaTeX tais como KOMA-script que é distribuido com diversos sistema TeX. Também existe o desenvolvimento de outros sistemas de diagramação de documentos profissionaIs tais como NTS (New Typeset system) e Jade (para processar documentos escritos em DSSSL (Document Style Semantics and Specification Language) do SGML/XML tal como DocBook (SGML é abreviatura do Standard Generalized Markup Language. XML é subconunto de SGML. HTML também segue o padrão SGML/XML).
Em termos de facilitar a digitação do documento (La)TeX, existem diversos editores específicos que ajudam na elaboração de documentos, oferecendo integração com os acessórios, localização de erros, inserção de símbolos ou comandos, integração com visualizador de DVI, etc.
Quem não tem conhecimento do LaTeX ou que não goste de ficar editando o código fonte, poderá contar com o editor do tipo WYSIWYG (o que você vê é o que você obtém) que processa o documento usando LaTeX. Exemplo destes editores são LyX (free - Linux e Win) e Scientific Word/Work Place (comercial - Windows). Note que o TeXEmacs (free - linux) e alguns outros editores científicos também poderão exportar código em LaTeX. Usando editores WYSIWYG como estes, poderá elaborar os documentos como no editor do Office e gerar o documento de alta qualidade tipográfica divido ao uso do (La)TeX. Assim, "não sei usar o LaTeX" já não é desculpa para deixar de produzir documentos com alta qualidade tipográfica. Observe que o conhecimento dos comandos de LaTeX no LyX e TeXMacs melhora o desempenho do usário por aceitar a seqüência de digitação dos comandos de LaTeX e também por permitir inserir facilmente o código de (La)TeX diretamente no documento.

Referências

  1. Oeticker, T. et al., The (Not so) Short Introduction to LaTeX 2e (2002), CTAN"
  2. http://village.infoweb.ne.jp/~fwhw5892/tex/misc/texhist.htm (japonês)
  3. http://www.cl.cam.ac.uk/TeXdoc/TeXdocs.html
  4. http://www.tug.org/whatis.html
  5. https://en.wikipedia.org/wiki/LuaTeX