Págian Web do Sadao Massago

Página do LaTeX

Ferramentas Auxiliares para (La)TeX

Para melhor aproveitamento, existem diversos aplicativos que ajudam no desenvolvimento de documentos. Apresentaremos algumas delas.

Sumário

Requisitos mínimos

Recomenda-se que tenha Windows 2000/XP/2003/Vista ou equivalêntes.
Diversos aplicativos, incluindo o MikTeX, não funcionam no Win9x/NT/ME na qual o Microsoft não dá mais suporte há tempos, o que impede de conseguir atualização decente do sistema. Para auxiliar os poucos usuários que podem estar tentando instalar o TeX e acessórios sobre win9x/NT/ME, o aplicativo que não funciona no Windows antigo terá observação.

Editores e Visualizadores Gráficos

Instale o editor grafico e convertor grafico de sua preferencia.

InkScape (recomendado)

site: http://www.inkscape.org/
inkscape é um editor gráfico vetorial para criar ilustrações no estilo do Corel Draw (comercial) ou Adobe Illustrator (comercial). Ele é bem mais leve e fácil de ser usado do que os concorrentes. A versão atual permite instalar plugin para inserir fórmulas LaTeX diretamente na figura. Cuidado especial para criar figuras no LaTeX é o fato do eps não permitir transparências. Assim, nem todo efeito pode ser salva no eps ou no pdf. Por isso, é necessário checar o eps ou pdf  quando criando. O manual pode ser acessado pelo menu de ajuda, sem precisar ficar procurando pela internet.
Quando salva como PDF, o tamanho do papel não é o "bounding box" (recorte) efetuado quando salva como eps. Ou salvar como eps e converter com epstopdf no comando de linha, ou ajustar o tamanho de papel para figura antes de salvar como PDF. Para ajustar o tamanho de papel na figura, selecione toda figura (<ctrl>A) e entre em "file->document propries". No "custom size", clique em [fit page to selection].
Para inserir fórmulas diretamente na figura, instale o textext. Veja o site http://pav.iki.fi/software/textext/index.html.
Para instalar sem a conexão da rede, "
necessary library files from pyGTK" mencionado pelo site, deve estar na mesma pasta do instalador de textext. Caso tenha conexão da rede, o instalador encarregará de abaixar automaticaemnte. Para que textext funcione, é necessário que ghost script e pstoedit estejam funcionando corretamente, além do MikTeX (ou outro TeX com pdflatex). A fórmula é inserido ou editada pelo "effects->tex text". Não confundir com "effects->render->latex formula" na qual não permite reedição (apenas insere).
No caso de inserir fórmulas, há diferença em inserir direto na figura ou pelo pacote psfrag. A fórmula inserida diretamente na figura terá tamanho diferente do texto, conforme ajusta o tamanho da figura. No caso de usar o psfrag, a fórmula é inserida durante a compilação do documento, sempre mantendo tamanho de letras coerente com o texto, independente do ajuste de tamanho da figura. Para usar psfrag, não esqueça de tirar o check do "convert texts to path" na hora de salvar como eps.

Observação 1: A versão atual do inkscape não roda no win9x. O usuário do windows antigo deverá optar por dia.

Dia

site: http://projects.gnome.org/dia/
Editor de diagramas, similar ao comercial Microsoft Visio. Diagramas costuma usar peças prontas, assim como curvas que se quebram no meio, o que facilita, se tiver editor próprio. Se for o caso de criar ilustrações, use o inkscape.

XFig (somente linux)

site: http://www.xfig.org/
Editor de diagramas clássico para linux que permite inserir a fórmula laTeX diretamente no diagrama para ser processado com o psfrag no LaTeX (neste caso, é necessário passar dvi para ps). Note que o processo é bem diferente do textext do inkscape que processa a fórmula usando LaTeX e insere o resultado como parte da figura.

GIMP

site: http://www.gimp.org/
É o editor de imagem como o Adobe Photoshop (comercial) ou Corel Photo Paint (comercial). O "GIMP Help" é uma espécie de manual que precisa ser abaixado/instalado a parte devido ao seu tamanho. Ainda não há versão traduzida para português.

Irfan View (somente windows) e XnView

Irfan View: http://www.irfanview.com/
XnView: http://www.xnview.com/
Irfan View e XnView são visualizadores gratuítos (não é de código aberto) para windows. Irfan View é mais popular. Eles permitem alguns ajustes simples também.

Editores Gráficos Especializados para LaTeX

Editores gráficos especializados para LaTeX criam figuras usando algum pacote de LaTeX, em vez de eps ou pdf. Com isso, mantém coerente a figura e o texto. No entanto, vale lembrar que o uso cuidadoso do eps/pdf com o editor apropriado permite criar mesma qualidade que o uso do pacote LaTeX. Uma das grandes vantagens de usar editor que grava no formato de LaTeX é a possibilidade de retoque manual, incrementando ou ajustando a figura.
No entanto, precisa ser atentos na escolha do editor deste tipo, pois vários deles foram criados para diagramar ilustrações com fórmulas e usam o LaTeX para compilar, mas não tem preocupação em auxiliar o usuário do LaTeX. No caso do  jpicedt por exemplo, só consegui gravar no formato de LaTeX com ambiente picture (independente do formato escolhido) com elementos emulados, gerando figura de baixa qualidade, além de impedir retoques manuais.

LaTeX Draw

site: http://latexdraw.sourceforge.net/
Editor escrito em java, especializado para pacote pstricks do LaTeX. Ele permite abrir muitas figuras com pstrick, editado manualmente ou gerado pelo outro programa. Como vários programas tais como gnuplot, geogebra, inkscape, etc podem salvar no formato LaTeX com pstrick, poderá usar este editor para retoques. Note que o ajuste de tamanho da figura deve ser feito no editor e não no documento, para ter espessura da linha inalterada, mas se entender um pouco do pstrick, poderá editar o código da figura exportada para deixar escalavel dentro do documento (sem alterar a espessura).
Como pstrick é um pacote desenvolvido para dvi/ps, precisará usar o pacote adicional pstool (não é pstools) quanto pretende compilar diretamente para PDF através do pdflatex. Maneira clássica de gerar PDF para casos como este é usar o LaTeX=>dvips=>ps2pdf.

FlowFramTk

site: http://www.dickimaw-books.com/apps/flowframtk/

O FlowGramTk, anteriormente conhecido como jpgf Draw é escrito em java exporta figura no formato LaTeX usando o pacote pgf (usado pelo pacote beamer). O pacote pgf tem uma grande vantagem de poder ser  compilado tanto para dvi como para pdf (por isso que o beamer normalmente compilado pelo pdflatex pode ser compilado com latex quando não usa o recurso específico do PDF). FlowFramTk armazena a figura no formato próprio e permite exportar como pgf, mas parece que não tem recurso de importação. Como não sei ajustar a escala da figura dcriado pelo pacote pgf, não sei se permite alterar a escala dentro do documento sem comprometer a espessura das linhas.
Um dos recursos adicionais interessantes do FlowFramTk é a capacidade de gerar modelo de poster e material publicitário usando o pacote consolidado flowfram. O pacote flowfram permite criar caixas de texto com rótulo e diagramar dentro dele de forma simples (parece ser um dos mais simples desta categoria). No entanto, criar layout é um pouco trabalhoso. O FlowFramTk permite desenhar o layout para uso de flowfram, o que simplifica o trabalho.

TeXCAD (somente Windows)

site: http://texcad.sourceforge.net/
O Editor clássico para criar figura com comando de LaTeX. Apesar de ser do código aberto, ele é específico para Windows, amarrando o usuário numa única plataforma, contra a filosofia do LaTeX. Em outras palavras, a figura criada não pode ser alterada facilmente na outra plataforma (existe a possibilidade de editar o comando LaTeX da figura). Em termos da eficiência e a qualidade final, precisará testar.

Gráficos Científicos

Para elaboração dos gráficos científicos, deverá usar o aplicativo apropriado.

Asymptote

site: https://sourceforge.net/projects/asymptote/
Asymptote é uma linguagem/interpretador gráfico 2D/3D inspitado em MataPost que permite produzir gráficos em Post Script, PDF e SVG.

Geogebra

site: http://www.geogebra.org/

Ele é um aplicativo de geometria dinámica, mas permite incorporar gráficos de funções. Além de exportar para ser colocado na página web, permite exportar para eps/pdf/pstrick. Como o texto da figura em eps ficará desenhado, não é possível usar o psfrag. Para retocar texto/fórmulas, exporte como pstrick (pacote do LaTeX).

gnuplot

site: http://www.gnuplot.info/
Este aplicativo permite gerar gráfico de boa qualidade a partir do dado armazenado no arquivo texto, mas pode gerar gráfico a partir das expressões também. Poderá escolher diveros formatos de exportação, dependendo do objetivo. Como ele é um interpretador, precisará aprender alguns comandos básicos para gerar gráfico de boa qualidade.

Maxima

site: http://maxima.sourceforge.net/
Algebra computacional como Maple e Mathematica, implementando a linguagem MacSyma. Vem com a interface gráfica WxMaxima que permite efetuar diversas terefas sem saber a linguagem, inclusive gerar gráficos 2D e 3D das funções. Ele ainda não suporta traçar as curvas de níveis ou superfícies de nível. A interface gráfica mais recomendada é o WxMaxima que o instalador do Maxima instala por padrão no caso de Windows.
Para o tutorial em portugues, veja a seção de maxima.

GNU R

site: http://www.r-project.org/
GNU R é um aplicativo popular especial para estatistica e implementa a linguagem R,
bem parecido com a linguagem S. Ele produz ótimos gráficos, mas requer conhecimento de um pouco da linguagem R. Uma das interfaces gráficas recomendados é o R Studio, mas para quem quer usar com o menu como no MiniTab (comercial), podrá instalar o Deducer (não testado).

site do R Studio: http://www.rstudio.org/
site do Deducer: http://www.deducer.org/

Octave e outros clones do MatLab

Para quem entende um pouco da linguagem MatLab, o octave, scilab e freemat podem ser usados para gerar gráficos matemáticos no formato vetorial. O GNU Octave é mais popular. O emergente FreeMat é simples de instalar e usar, mas ainda perde dos concorrentes em termos de recursos.
gnu octave: http://www.gnu.org/software/octave/
scilab: http://www.scilab.org/
freemat: http://freemat.sourceforge.net/.

SciDAVis e outras imitações do Microcal Origin

SciDAVis: http://scidavis.sourceforge.net/
RLPlot: http://rlplot.sourceforge.net/
SciDAVis é programa multiplataforma para análise de daos e criação de gráficos como o famoso Microcal Origin. O gráfico é de boa qualidade e permite eportar em diversos formatos, incluindo o formato vetorial EPS.
O RLPlot é mais simples, mas tem recurso de adicionar texto e linhas poligonais no gráfico gerado.
Existe também o QtiPlot (gratuito para linux) que é uma espécie de clone do Microcal Origin que permite até importar o arquivo do Microcal Origin 7.5, mas a versão para windows é comercial (ou a versão demo limitada).
O FitYK (gratuito para linux) é desenvolvimento especialmente para ajuste de curvas, mas versão para windows é comercial.

LibreCAD

site: http://librecad.org/

LibreCAD é un CAD 2d de código aberto e é multiplataforma.

Outros

Nem sempre os aplicativos matemáticos tem a habilidade de exportar gráficos vetoriais, como no caso de k3dsurf. Isto ocorre devido a dificuldade ou impossibilidade de criar gráfico vetorial de alguns tipos específicos de imagens matematicos obtidos. Neste caso, exporte a figura com resolução de 600DPI quando tem os traços bem definidos (desenho técnico) ou 300DPI no caso de traços estar menos definidos (como imagem no estilo de fotos), o que é recomendado para impressão. Se for ampliar dentro do documento, a escala da ampliação deve ser considerada, exportando para ter o míniml de DPI após ampliação.

Alguns Convertores

Image Magick

site: http://www.imagemagick.org/
Se instalou o LyX, já deve ter instalado.
Este convertor é para usuário mais avançado, util para conversão em lotes. O usuário normal devem preferir usar o Irfan View ou XN View.
optar pelo Irfan View
Ele converte praticamente de qualquer formato. O comando é convert, mas deve tomar cuidado pois a ferramenta do windows para converter sistema de arquivo FAT para NTFS também se chama convert. Assim, deverá assegurar de que está chamando convert do image magick, como especificar o caminho.
Exemplo:
convert img.jpg eps2:img.eps
Criará eps compactado. Se não colocar o eps2, gerará eps grande por usar PS de nível 1

sam2p

site: http://www.inf.bme.hu/~pts/sam2p/
Converte imagem bitmap para eps ou pdf. Atualmente o inkscape pode ser usado para converter para EPS/PDF, mas pode ser útil para usuários avançados.
Usando a opção correta no comando, poderá gerar arquivos pequenos. Note que ele é único convertor conhecido até o momento que permite criar eps com compressão usando o postscript de nivel 1.
Descompacte os arquivos abaixados e copie para local desejada. E recomendavel que coloque a pasta de sam2p no caminho (variavel PATH do sistema) para facilitar a execussao. Outra opção é colocar na pasta do MikTeX (c:\arquivos de programas\miktex 2.7\miktex\bin) que já deve estar no PATH. A versão com GUI não era usável em 2008, mas pode checar o site dele de vez em quando para verificar se saiu a versão usável.
Exemplo
sam2p -c:jpeg figura.jpg figura.eps
converte jpeg para eps, mantendo compressão jpeg.

jpeg2ps

site: http://gnuwin32.sourceforge.net/packages/jpeg2ps.htm
Convertor clássico de jpeg para eps de nível 2 ou 3 (com compressão). Eu aconselho usar o Imagemagick ou sam2p.

TeX4ht (incluso no MikTeX)

TeX4ht é um convertor de Tex/LaTeX para HTML/XHTML, similar a Hevea, TTH, e LaTeX2HTML,  que roda em diversas plataformas. Note que todos 4 programas são de multiplataformas e cada um tem vantagens e desvantagens. Hevea e TTH, não apresenta suporte decente as fórmulas matmáticas. O Tex4ht implementado como pacote para TeX e o LaTeX2HTML que é escrito em perl, conseguem converter eficientemente os documentos com equações. Ambas podem optar em usar a imagem (GIF, PNG ou JPEG) ou MathML para representar equações. Além disso, TeX4ht e LaTeX2HTML são de código aberto. Por estas e outras razões, eles são os mais usados. O HTML gerado por Tex4ht é mais parecido com o documento original e não consegue dividir documentos em pedaços (o que é interessante para HTML grande, para acelerar o acesso na internet).
O LaTeX2HTML produz documentos de acordo com a filosofia do HTML e consequentemente, não produz documento "fiel" ao original. Ele particiona documentos grandes em pedaços menores e cria recurso de navegação, mas isto pode ser desativado, se desejar. O HTML gerado por LaTeX2HTML acomoda bem em maioria dos navegadores, o que torna a escolha preferida dos profissionais.
No entanto, Tex4ht já vem com o MikTeX e o W32TeX. Além disso, permite converter para formato do Open Office. O comando htlatex.bat converte usando imagem na equação e htmlatex.bat usa MathML para fórmula. O oolatex.bat converte para formato de Open Office.

Observação 1: É possível usar a imagem no formato JPEG ou PNG em vez de GIF. Por exemplo, o comando
    htlatex foo "html,png"
gera o codigo HTML a partir do arquivo foo.tex, com imagem PNG. O segundo parâmetro que é colocado entre aspas, é passado como opção do pacote tex4ht.sty que é lido automaticamente. Outros arquivos de lotes trabalham de forma análoga. Para saber sobre opções no tex4ht.sty, veja o manual .
Observação 2: Durante a conversão, mesmo especificando o modo de MathML, algumas fórumulas podem ser convertidos na imagem, pois nem toda fórumula do LaTeX apresenta correspondênte no MathML.
Observação 3: A interface gráfica encontra-se em http://www.mayer.dial.pipex.com/tex.htm,. Ele pedia o  htrun.exe para todar o TeX4ht do MikTex, que não existia, mas não sei se isso já foi resolvido.
Observação 4: Acentuação dentro do ambiente tabular (\a{'}, \a{~}, etc) não será reconhecido. Neste caso, use a acentaução direta.

RTF2LaTeX2e

Site: http://sourceforge.net/projects/rtf2latex2e/
(cópia no CTAN: http://www.ctan.org/tex-archive/support/rtf2latex2e/).
RTF2LaTeX2e é um freeware cross platform que converte RTF (Rich Text Format) exportável por MS Word para LaTeX2e e suporta equações do MS Equations. Este é um dos melhores convertores livres para documento de MS Word para LaTeX quando tem equações. Para exportar do Open Office, basta instalar o plugin writer2latex caso ainda não tenha.
Abaixe o arquivo e descompacte numa pasta apropriada tal como
c:\arquivos de programas\rtf2latex2e
Para converter documento do MS Word, salve no formato RTF usando "arguivo->salvar como". Suponhe que o arquivo foi salvo como "test.rtf" na pasta "c:\temp"
Agora, abra o prompt de comando (DOS prompt) e mude para pasta onde se encontra o arquivo RTF.
c:\desktop>cd\temp
Execute o comando.
C:\temp>"arquivos de programas\rtf2latex2e\rtf2latex2e.exe" test.rtf
e o arquivo test.tex será criado.
Note que maioria das imagens incluidas serão manuseadas corretamente, mas algumas figuras especiais tal commo do Microsoft Draw pode ser ignorados. A configuração padrão é ignorar as cores, mas isto pode ser modificado, editando o arquivo "r2l-pref" em "c:\arquivos de programas\rtf2latex\pref". O "ignoreColor=true" e o "ignorecolor=false" desativa/ativa o uso de cor de texto durante a conversão.

LaTeX2RTF

site: http://sourceforge.net/projects/latex2rtf/
(cópia do CTAN: http://www.ctan.org/tex-archive/support/latex2rtf/)

LaTeX2RTF é um freeware cross platform que converte LaTeX para RTF (Rich Text Format) importável pelo MS Word e suporta equações usando "EQ field" (não o Equation Object) que é reconhecido pelo MS Equations. Para Open Office, use o ooolatex incluso em TeX4ht que faz parte do MikTeX ou W32TeX. Lembre-se que, apesar de muitos elementos tais como equações, tabelas, figuras etc serem convertidos para RTF, nem tudo do LaTeX apresenta equivalência no MS Word. Para instalar, abaixe o arquivo e descompacte para a pasta desejada. Vamos supor que ele foi colocado no
c:\arquivos de programas\l2r
Note que o nome do executável é latex2tr.exe, mas e conveniente executar pelo arquivo de lote.
Edite o l2r.bat e mude a linha
C:\l2r\latex2rt -P C:\l2r\cfg %1 %2 %3 %4 %5 %6 %7 %8 %9
para
"C:\arquivos de programas\l2r\latex2rt.exe"  -P "C:\arquivos de programas\l2r\cfg" %1 %2 %3 %4 %5 %6 %7 %8 %9
Agora edite o l2rsem.bat e mude a linha
C:\l2r\latex2rt -S -P C:\l2r\cfg %1 %2 %3 %4 %5 %6 %7 %8 %9
para
"C:\arquivos de programas\l2r\latex2rt.exe"  -S -P "C:\arquivos de programas\l2r\cfg" %1 %2 %3 %4 %5 %6 %7 %8 %9
O arquivo l2r.bat servirá para converter no RTF estilo americano (campo de dados separado pela vírgula) e l2rsem.bat (que tem -S a mais no parámetro) servirá para converter no RTF estilo alemão (campo separado pelo ponto e virgula). No caso de portugues, deverá usar o l2rsem.bat para que não ocorra problemas com equações.
Para que conversão de imagens funcione bem, ou que equações sejam incluidas como BMP, deverá instalar o GhostView/GhostScript e ImageMagick e ajustar seus o caminhos em l2rprep.bat.

Para usar, basta compilar o arquivo TeX usando LaTeX, BibTeX, etc normalmente para que arquivos auxiliares sejam criados e referencias cruzadas resolvidos. Após isto, execute o arquivo de lote desejado (seguido de nome do arquivo tex sem extensão) para efetuar conversão.o
Abra o prompt de comando de se caso precisar converter figuras ou gerar eauações em BMP, execute o l2rprep.bat primeiro.

WP2LaTeX

Site: http://sourceforge.net/projects/wp2latex/
Word Perfect para LaTeX que suporta tabelas e equações.

Writer2LaTeX

site: http://writer2latex.sourceforge.net/
Editor de texto do Open Office/Star Office para LaTeX/XHTML+MathLM. Ele pode ser usado como plugin ou pelo comando de linha. Dependendo da instalação do Open Office, já estará instalado.

Excel2LaTeX

site: http://www.ctan.org/tex-archive/support/excel2latex/
Excel2LaTeX é um macro para MS Excel, para converter planilha do Excel para tabela do LaTeX. Maioria das formatações tais como espacificação das fontes (negrito, itálico, etc), bordas, celula mescrada, etc são mantidas. Para instalar, copie o arquivo excel2latex.xla para pasta do MS office e dê um double click sobre ele. O MS Excel abre o arquivo e perguntará se vai executar o "macro". Responda "sim" e a instalação está completa. No MS Excel, selecione a região desejada da tabela e crique em "convert table to LaTeX" (ou ferramentas->convert table to LaTeX). O resultado pode ser copiado para "clipboard" ou salvo no arquivo. Para versão em japonês, veja o http://plaza19.mbn.or.jp/~Butcher_Bird/Mac/Excel.html.

Calc2LaTeX

site: http://calc2latex.sourceforge.net/
macro para Open Calc (do Open Office) para gerar tabelas de LaTeX a partir da planilha.

Outras Ferramentas

jabref (recomendado)

site: http://jabref.sourceforge.net/
Se usar o BibTeX, é recomendável que use este editor para editar arquivo ".bib". Muitos usuários de LaTeX deixam de usar o BibTeX devido a chatice de editar o arquivo do BibTeX que usa a sintaxe diferente do LaTeX, mas com o jabref, as coisas mudam.

jpdftweak

site: http://jpdftweak.sourceforge.net/
Elsta ferramenta é essencial para ajustes finais do documento PDF. Permite dividir ou juntar PDF, trocar ordem das páginas, alterar o tamanho de pápel, ajustar o tamanho  e posição do corpo do texto, colocar várias páginas em uma, etc. O domínio do jpedtweak é importante para quem precisa manipular PDF pronta, como preparar para edição.
Para elaborar poster, poderá diagramar no papel de tamanho 1/4 (1/2 de escala em cada dimensão) com letra 12pt e ao finalizar, poderá usar o jpefTweak para ampliar no tamanho normal. Com o fator de ampliação 2x, a letra ficará com 24pt, apropriado para posters. Com isso, poderá criar posters sem precisar de pacote ou truque especial.
Para quem quer automatizar com script, o
Multvalent pode ser interessante. Note que Multivalent é um visualizador para HTML, DVI, PDF, etc e o processamento de PDF será feito pelo comando de linha em vez de GUI, o que fez perder o espaço para jPDFTweak que apareceu mais tarde.
Para recorte rápido da imagem PDF, o PDFSAM (http://www.pdfsam.org/) é mais prático que o jpdfTWeak.

pdfarranger (linux e windows)

pdfarranger: https://github.com/jeromerobert/pdfarranger
É um fork do pdfshuffler (http://sourceforge.net/projects/pdfshuffler/) que era somente para linux. Usado para manuseio dos arquivos em PDF. Usando interface amigável, poderá concatenar arquivos, eliminar páginas, reordenar páginas, rotacionar, etc. Não é potente como o jPDFTWeak, mas para manuseio simples, ele é prático. Usuários de Mac, podrá usar o PDFSAM.

xournal e jaurnal

xournal: http://xournal.sourceforge.net/
jaurnal: http://www.dklevine.com/general/software/tc1000/jarnal.htm
xournal é uma implementação do caderno eletrônico. mas pode abrir um arquivo PDF, escrever sobre ele e exportar como um novo aruivo PDF. Este recurso é imteressante para corrigir trabalhos. Se tiver uma mesa digitalizadora, poderá efetuar correção tão rápida como corrigir sobre texto impresso. O jaurnal é similar que o xournal, mas é implementado em java. A xournal é mais recomendado.

Scribus

site: http://www.scribus.net/.
O Scribus é o aplicativo para elaborar revistas, jornais, posters, etc como o Microsoft Publisher (comercial). O Scribus permite inserir "caixa de LaTeX", o que facilita o desenvolvimento de material sintífico. Apesar do usuário de LaTeX costumam querer diagramar o poster de apresentação no LaTeX, se precisar produzir poster, folhetos, etc com frequência, deverá aprender a usar o scribus.

TeXTablet (somente windows)


site: http://www.doc.ic.ac.uk/~sl203/?id=39
Converte a fórmula escrita a mão na fórmula LaTeX. Windows 7 ou posterior.