Págian Web do Sadao Massago

Página do LaTeX

(La)TeX e Gráficos

Sumário

Sobre aplicativos gráficos, veja a seção de  Ferramentas Auxiliares.

Coerência entre texto é fórmulas (caracter e simbolos)

Antes de pensar na coerência da figura com o corpo do documento, deverá preocupar com a coerência entre texto e fómulas. Em geral, as figuras são consideradas elementos adicionais, mas fórmulas são consideradas como parte do texto, o que exige maior coerência.
Note que nem todas fontes apresenta os símbolos necessários para compor fórmulas. Se o documento precisar de fórmulas matemáticas, deverá ficar atento neste aspecto para que fórmulas e texto sejam coerêntes nas fontes usadas. A fonte padrão do LaTeX é o Computer Modern e os símbolos de AMS (amssymb -- amsfonts faz parte dele) é compatível com o Computer Modern, assim como diversos outros fontes e símbolos adicionais. Em gerlal, fontes do Computer Modern com os símbolos do AMS são suficientes para maioria dos textos matemáticos, mas vale lembrar que nem todas fontes adicionais do LaTeX são compatíveis com o Computer Modcdern, como no caso da fonte euler. Note que o Knuth desenvolveu a fonte Concreta somente para usar em conjunto com o euler.
No caso da fonte times padrão do LaTeX (PSNFSS), maioria das fórmulas básicas (correspondêntes a do LaTeX sem pacotes adicionais) podem ser diagramadas com o fonte times, mas a parte de AMS não estão inclusos. Para resolver este problema, foi desenvolvido o txfonts (times) e pxfonts (palatino) contendo praticamente todos caracteres e símbolos disponíveis para Computer Modern + AMS + outros  adicionais para Computer Modern.
Com isso, Computer Modern e Times/Palatino poderá ser usado para diagramar praticamente qualquer texto sem violar a coerência das fontes.
No caso das outras fontes tais como Concreta+Euler, permite diagramar texto matemático normalmente, desde que não precise do símbolo muito específico. As diversas fontes disponíveis tais como bookman, utopia, charter, etc não costumam apresentar símbolos necessários para diagramar fórmulas, sendo substituido por Computer Modern ou similares, causando incompatibilidades. Estas fontes são adequados para textos não matemáticos ou que usa somente fórmulas símples. Para tais fontes, é essencial fazer teste para verificar se as fórmulas estão usando mesma fonte do corpo de texto (tanto os caracteres como símbolos). O XeTeX permite usar fontes do sistema, disponibilizando muito mais fontes que o LaTex padrão. Os cuidados sobre o uso das fontes continua mesmo.

Coerência entre texto da figura e do corpo do documento.

Exigência mínima

Antes de preocupar com a coerência, deverá preocupar com a qualidade da figura em si. A exigência mínima é ter figura com qualidade aceitável independente de ter coerência com o texto.
Para ter qualidade nas figuras, use o editor gráfico vetorial como o inkscape (para ilustrações) e dia (diagramas). Para produzir gráficos, use os aplicativos apropriados tais como gnuplot e SciDAVis, deixando os offices de lado (Sempre lembre-se que objetivo dos aplicativos para escritório e para os usos científicos são bem diferentes).
No caso de precisar usar imagem bitmap, note que precisaria ter em torno de 600dpi para ilustrações técnicas com trços nítidos (como desenho técnico) e 300dpi para figuras sem nitidez nos traços (como imagem fotorealistica).
A convenção na área científica é usar traços sólidos para o desenho, pontilhados para traços auxiliares e tracejadas para elementos em construção. O elemento pode ser destacado com o uso da linha mais grossa ou colorida, mas sempre de acordo com as regras de contraste. É recomendado que o texto/fórmulas fiquem em horizontal ou vertical, evitando rotações sempre que possível.
Os formatos aceitos oficialmente no DVI é o postscript (eps/ps) e no PDF (pdflatex) é o pdf/jpeg/png. Note que no uso de dvipdfm/dvipdfmx, a figura aceito é do DVI/dvips (eps) e não do PDF (pdf/jpeg/png).
Para inserir figuras jpeg no DVI/PS, converte para eps antes, usando o imagemagick ou similar. Ele efetua o emcapsulamento para permitir o manuseio pelo LaTeX.
Se colocar o nome da figura no \includegraphics sem colocar extensão e manter figuras em eps e em pdf (ou jpeg/png), poderá compilar tanto para DVI como para PDF conforme necessário.

Exigência média

Em geral, a revista ou editora quer que o tamanho da fonte usado na figura seja similar do corpo do texto. Quando o texto na figura for produzido com o mesmo tamanho do corpo de documento, evite usar mudança de ecala superior a 20%. Em vez de indicar altura e/ou largura no \includegraphics, use a escala para ter controle melhor. Para conseguir o fator de escala inferior a 20% (0.8 a 1.2), desenhe a figura próximo ao desejado (comparando com o tamanho do papel que o editor gráfico costuma exibir) e use o mesmo tamanho da fonte usado no corpo de texto.

inserindo fórmulas matemáticas e/ou manter fontes coerentes: Apesar de muitos editores aceitarem o tipo de fontes da figura diferentes do corpo de texto, poderá resolver juntamente com o problema de inserir fórmulas matemáticas na figura.
Uma das formas mais fáceis de inserir fórmulas e manter fonte coerênte quando cria ilustração é o uso do inkscape com plugin textext e o uso do psfrag.

Exigência máxima

A espessura da linha padrão é 1pt=1/72 polegada que é aproximadamente 0.35mm. Para total coerência entre figura e texto e/ou outras figuras, é necessário garantir a espessura adequada nos traços. No entanto, o "scale tools" do editor de ilustrações tais como inkscape, Adobe Illustrator (comercial), Corel Draw (comercial), etc. altera também a espessura dos traços. No desenho científico, as ilustrações costumam ser do estilo diagrama no sentido da espessura ser atribuido devido a importância e não pelo tamanho. Assim, o ajuste de tamanho deve ser feito somente com o "node tools", mas exceto os elementos simples, não é fácil alterar o tamanho somente com o "node tools". Assim é importante criar desenho no tamanho apropriado. O editor de diagramas tais como dia e xfig costumam impedir ou dificultar oeprações que altere a espessura das linhas. O Editor especializado para LaTeX tais como LaTeXDraw e jpgfDraw permitem ajustar o tamanho de forma fácil sem alterar a espessura, mas nem todos editores com suporte a LaTeX tem tal cuidado. Note que alguns dos editores gráficos com suporte a LaTeX foram criados para permitir diagramar ilustrações com fórmulas e usam o LaTeX para facilitar tal funcionalidade. Nestes casos, ter coerência da espessura da linha não é essencial.
Quem gosta de ter todo controle, pode querer ter figuras no formato LaTeX na qual o código seja razoavelmente compreensível. Como muitos aplicativos científicos permitem exportar com LaTeX via pstrick, o uso de LaTeXDraw deixa estes usuários satisfeitos. Quem entende um pouco do pstrick e se for exigente, até pode retocar manualmente o gráfico antes de inserir no documento. Por exemplo, alguns ajustes na figura gerado pelo LaTeXDraw, permite que o tamanho da figura seja alterado dentro do documento LaTeX sem afetar a espessura dos traços ou tamanho das fontes.

Pacote gráfica do LaTeX

Dependendo da ilustração, precisará ser criado usando o pacote devido a complexidade. Outro caso de usar pacote é ter figura simples e não quer ter mais de um arquivo 9figura separado). Para cada caso, deverá ter pacote apropriado. Note que o uso correto do pacote garante a total coerência entre figura e o texto, mas o uso cuidadoso do eps/pdf também produz mesma qualidade.
Sobre aplicativos gráficos, veja a seção de  Ferramentas Auxiliares