ROBERTO RIBEIRO PATERLINI
Seja benvindo a esta página pessoal. Esteja à vontade para obter
informações sobre nossas atividades acadêmicas no Departamento de
Matemática da Universidade Federal de São Carlos.
Acesso à nossa página de LIVROS
Acesso ao HIPERTEXTO PITÁGORAS (atualmente sem manutenção)
Informações profissionais:
Posição atual: Professor senior do
Departamento de Matemática da
Universidade
Federal de São Carlos a partir de 8 de fevereiro de 2019.
Currículo resumido:
Licenciado em Matemática pela
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTPP) Campus da UNESP em Presidente
Prudente, em dez/1973;
Mestre em Matemática pelo
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em jan/1976;
Doutor em Matemática pelo IMPA em mar/1980,
com tese em Sistemas Dinâmicos, sob orientação do
Prof. Jorge Manuel Sotomayor Tello.
Professor do
Departamento de Matemática da
Universidade
Federal de São Carlos de março/1980 a novembro de 2018.
Posição atual: professor senior do
Departamento de Matemática da
Universidade
Federal de São Carlos
Currículo completo na
Plataforma Lattes
Contatos:
e-mail: |
paterlini arrouba ufscar ponto br |
endereço: |
Prof. Roberto R. Paterlini
Departamento de Matemática
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luís, km 235
São Carlos, SP
CEP: 13565-905
|
Interesses atuais em pesquisa
- Ensino da Matemática
- Metodologia investigação para o ensino da Matemática
- Ensino da Matemática através de problemas
- Ensino da Matemática através de sua História
- Currículos para o ensino da Matemática
- Formação inicial e continuada de professores de Matemática
- Geometria: simetria, sistemas de raízes; fulerenos; politopos convexos; contagem de poliedros convexos, representação de poliedros por grafos.
- Interdisciplinaridade no ensino da Matemática e da Química: modelos molecutares geométricos; método de contagen de Pólya/Redfield.
Atividades em desenvolvimento
Projeto: Interdisciplinaridade entre Matemática e Química no Ensino Médio.
Projeto: Rumo à Transformação: Ensino de Cálculo 1.
Hipertexto Pitágoras (atualmente sem manutenção)
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
PROFMAT
Livros (disponíveis para download em nossa página de
LIVROS)
- Aritmética dos números inteiros
- Aritmética dos números reais
- Matem@tica na Pr@tica (projeto PAR/MEC)
- Geometria Elementar: gênese e desenvolvimento (em fase final)
Acesse nossa página LIVROS
DESTAQUE: Textos para estudantes sobre Grafos, método de Pólya-Redfield, interdisciplinaridade com a Química
- A Família dos Poliedros Fulerenos.
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.8, n.4, 2020 ISSN: 2319-023X doi:https://doi.org/10.21711/2319023x2020/pmo834
Acesso: pdf
- Com Prof. Dr. Romeu C. Rocha-Filho Os hidrocarbonetos e a teoria dos grafos
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.9, n.4, 2021, p. 626-640 ISSN: 2319-023X doi: https://doi.org/10.21711/2319023x2021/pmo943
Acesso: pdf
- As figuras geométricas e modelos de moléculas
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.11, n.1, 2023, p. 65-80 ISSN: 2319-023X doi: https://doi.org/10.21711/2319023x2023/pmo1105
Acesso: pdf
- Enumeração e classificação de grafos simples. 2024.
Acesso.pdf
- O Teorema de Pólya-Redfield. v.2 2024.
Acesso.pdf
- Aspectos matemáticos da enumeração de compostos moleculares acíclicos. 2024.
Acesso.pdf
Textos sobre Ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1
Sugestões e correções: paterlini arrouba ufscar.br
Trabalhos publicados em ensino da Matemática
Livros publicados ou em andamento
Acesse nossa página LIVROS
Trabalhos publicados na Revista do Professor de Matemática (RPM)
- com Paulo Antonio Silvani Caetano, O Antiparalelogramo. Revista do Professor de Matemática no. 107, 1o semestre de 2023, págs. 24-30.
- Deltaedros convexos: Estudo para uma Sequência Didática Investigativa. Revista do Professor de Matemática no. 102, 2o semestre de 2020, págs. 33-40.
- Investigações sobre um tipo especial de quadrilátero. Revista do Professor de Matemática no. 100, 3o quadrimestre de 2019, págs. 24-30.
- Hora Decimal. Revista do Professor de Matemática no. 99, 2o quadrimestre de 2019, págs. 15-17.
- Os "Teoremas" de Cavalieri. Revista do Professor de Matemática no. 72, 2o quadrimestre de 2010, págs. 43-47. Disponibilizamos aqui uma versão ampliada, com as demonstrações dos teoremas:
.pdf (tamanho a4)
- Aproximando raízes quadradas elevando ao quadrado. Revista do Professor de Matemática no. 63, 1o quadrimestre de 2007, págs. 29-33.
.pdf (tamanho a4)
- O Problema do Jogo dos Discos. Revista do Professor de Matemática no. 48, 1o quadrimestre de 2002, págs. 13-20. Republicado em Matemática Ensino Médio, Coleção Explorando o Ensino vol. 3, Brasília, Ministério da Educação, 2004. .pdf (tamanho a4)
- O Problema do Retângulo Inscrito. Revista do Professor de Matemática no. 47, 3o quadrimestre de 2001, págs. 12-15. Republicado em Matemática Ensino Médio, Coleção Explorando o Ensino vol. 1, Brasília, Ministério da Educação, 2004.
.pdf (tamanho a4)
- Técnicas de Máximos e Mínimos. Revista do Professor de Matemática no. 35, 3o quadrimestre de 1997, págs. 34-38.
.pdf (tamanho a4)
- Quantos Dígitos ...? Revista do Professor de Matemática no. 33, 1o quadrimestre de 1997, págs. 30-35. Republicado em Jornal de Matemática Elementar, ano 16, no 179, Lisboa, junho de 1998, págs. 10-12.
.pdf (tamanho a4). Mais detalhes em .pdf
- Fórmula versus Algoritmo na Resolução de um Problema. Revista do Professor de Matemática no. 27, 1o quadrimestre de 1995, págs. 27-33.
.pdf (tamanho a4)
- Um Método para o Cálculo do MDC e do MMC. Revista do Professor de Matemática no. 13, 2o semestre de 1988, págs. 34-37. Republicado em Matemática Ensino Médio, Coleção Explorando o Ensino vol. 1, Brasília, Ministério da Educação, 2004.
.pdf (tamanho a4)
Trabalhos publicados na Revista do Professor de Matemática Online (PMO)
- Uma propriedade "esquecida" sobre área de regiões poligonais.
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.8, n.1, 2020 ISSN: 2319-023X doi:https://doi.org/10.21711/2319023x2020/pmo810
Acesso: pdf
- Sobre a soma dos ângulos planos de ângulos poliédricos convexos
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.8, n.2, 2020 ISSN: 2319-023X doi:https://doi.org/10.21711/2319023x2020/pmo812
Acesso: pdf
- A Família dos Poliedros Fulerenos.
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.8, n.4, 2020 ISSN: 2319-023X doi:https://doi.org/10.21711/2319023x2020/pmo834
Acesso: pdf
- Com Prof. Dr. Romeu C. Rocha-Filho Os hidrocarbonetos e a teoria dos grafos
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.9, n.4, 2021, p. 626-640 ISSN: 2319-023X doi: https://doi.org/10.21711/2319023x2021/pmo943
Acesso: pdf
- Estudo sobre o piritoedro
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.9, n.4, 2021, p. 663-669 ISSN: 2319-023X doi: https://doi.org/10.21711/2319023x2021/pmo945
Acesso: pdf
- As figuras geométricas e modelos de moléculas
Revista do Professor de Matemática Online
(PMO) v.11, n.1, 2023, p. 65-80 ISSN: 2319-023X doi: https://doi.org/10.21711/2319023x2023/pmo1105
Acesso: pdf
Trabalhos publicados no Hipertexto Pitágoras
- com Elivan Azevedo, O Método da Exaustão e Aplicações.
.html 2004
- Pentágono, Incomensurabilidade e o Método da Exaustão.
.html 2004
- O que é o Método Genético para o Ensino da Matemática.
.html 2004
- Os Sumérios e a raiz quadrada de 2.
.html 2004
- Aritmética no Parque Xingu.
.html 2004
- Bibliotheca Alexandrina.
.html 2003
- Sócrates e Mênon.
.html 2003
- Aula sobre o Problema do Jogo dos Discos.
.html 2002
- Sobre a Distância de Freagem de Veículos.
.html 2002
- Hotel George Cantor.
.html 2002
- Problemas Mágicos.
.html 2002
- Pergunta de estudante sobre a seqüência diga-o-que-vê.
.html 2002
- Pergunta de estudante sobre um problema de Aritmética elementar.
.html 2002
- Pergunta de estudante sobre um problema de Análise Combinatória.
.html 2002
- com José Ruidival S. S. Filho, Pergunta de estudante sobre um problema de Ágebra Elementar.
.html 2002
- Pergunta de estudante sobre uma conjectura em Teoria dos Números.
.html 2002
- Uma Fórmula de Legendre.
.html 2001
- O Ensino da Aritmética em Cursos de Licenciatura em Matemática.
.html 2000
- com Yolanda K. S. Furuya, A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio.
.html 2000
- com Paulo A. S. Caetano, O Jogo da Rainha.
.html 2000
- 2000: Ano Mundial da Matemática.
.html 2000
- Clay Mathematics Institute divulga prêmios para os Problemas do Milênio.
.html 2000
- Três Identidades de Ramanujan.
.html 2000
- Pergunta de Estudante sobre notação em Aritmética.
.html 2000
- Meus Problemas Preferidos.
.html 1998
- com Yolanda K. S. Furuya e João C. V. Sampaio, A Árvore de Pitágoras.
.html 1998
- Solução do Problema 1 do I Concurso Iberoamericano de Problemas de Matemática.
.html 1998
Trabalhos completos publicados em eventos
- Uma Experiência com a Metodologia Investigação em um Projeto de Iniciação Científica em Matemática. I Seminário em Resolução de Problemas. UNESP-Rio Claro, outubro de 2008.
.pdf (tamanho a4)
- com Rossi, R.R., Logaritmos no Ensino Médio: construindo uma aprendizagem significativa através de uma sequência didática. X Encontro Paulista de Educação Matemática. São Carlos, SBEM-SP, outubro de 2010., outubro de 2008.
.pdf (tamanho a4)
Trabalhos diversos
- Abrindo Problemas (Oficina do 4o Encontro da Revista do Professor de Matemática IME/USP 29 a 30 de maio de 2009). Jun 2009.
.pdf (tamanho a4)
- Com Gabriel Lopes da Rocha, Métodos práticos para identificar primos pequenos. Jun 2009.
.pdf (tamanho a4)
- Aplicação da Metodologia Resolução de Problemas Abertos no Ensino Superior.
Set. 2010. .pdf (tamanho a4)
- A aposentadoria do serralheiro. Mar 2011.
.pdf (tamanho a4)
- Respostas a perguntas de uma jornalista. 2012.
.pdf
- Enumeração e classificação de grafos simples. 2024.
.pdf
- O Teorema de Pólya-Redfield. v2 2024.
Acesso.pdf
- Aspectos matemáticos da enumeração de compostos moleculares acíclicos. 2024.
Acesso.pdf
Trabalhos publicados de Orientações de graduação -
Licenciatura em Matemática
Orientações do curso de especialização
Matemática na Prática - Ensino Médio
- Adilmar Veloso de Oliveira, 23 de julho de 2016:
Ensino de função afim com aplicação de folhas de atividades.
- Ana Paula Moioli, 23 de julho de 2016:
Aplicação de problemas contextualizados de máximos e mínimos
no ensino de funções quadráticas.
- Astor Farias Barbosa, 23 de julho de 2016:
Ensino de funções afins: conhecendo a escola por dentro.
- Heretiano Rodrigues Correia, 23 de julho de 2016:
Aprendizado do Teorema de Tales com aplicação prática.
- Jacqueline Cristina Cardoso Vidal Guasti, 23 de julho de 2016:
Aplicação da problemoteca no ensino da Geometria Espacial.
- Vera Lucia Cerrano, 23 de julho de 2016:
Ensino da função quadrática através de atividades lúdicas.
- Vera Lúcia Ribeiro, 23 de julho de 2016:
Ensino de construção de gráficos usando planilhas eletrônicas.
- Camila Tonon Bertholo, 27 de julho de 2019:
Sequência Didática para Cálculo Aproximado da Área de Figuras não Poligonais.
- Daniela Cristina Noronha Nardelli, 27 de julho de 2019:
Uma Sequência Didática sobre Trigonometria e o Cálculo de Distâncias Inacessíveis.
- José Hugo Lima Furtado, 27 de julho de 2019:
Uma Sequência Didática sobre a Soma dos Ângulos Internos de Polígonos Convexos.
- Marcus Vinicius Feitor da Silva, 27 de julho de 2019:
Aplicação de Problemas Contextualizados sobre Progressão Aritmética e Progressão Geométrica.
- Martinho Lima de Moraes, 27 de julho de 2019:
Construção de Caixa de Papel sem Tampa: Experimento para Estudo Lúdico em Álgebra e Introdução
às Funções.
- Neusa Júlia Galzerani Kapp, 27 de julho de 2019:
Consolidar os Conceitos de Princípio Multiplicativo e de Combinação em Contagem Usando o Código de
Braille.
Orientações de mestrado
PPGECE
Orientações de mestrado
PROFMAT
Trabalhos publicados em Sistemas Dinâmicos
Esta página foi atualizada em 26 de agosto de 2024.
Página principal do Departamento de Matemática da UFSCar.